Pesquisadora do PosLA apresenta trabalho em Colóquio Internacional de Clínica da Atividade

25 de outubro de 2023 - 15:40

A professora e pesquisadora Rozania Moraes, docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e do Curso de Letras da Uece, participou do V Colóquio Internacional de Clínica da Atividade (V CICA), no período de 18 a 20 de outubro de 2023, na Universidade de São Paulo – USP.

Desde a terceira edição do CICA, a professora tem tido participação ativa, apresentando trabalhos em simpósios, mesas-redondas e comunicações, e contribuindo com textos nos anais e/ou nas publicações relacionadas ao evento.

Neste V CICA, Rozania Moraes coordenou um simpósio no qual apresentou o trabalho intitulado A força organizadora e ressignificadora do coletivo de trabalho e suas Implicações na atividade do professor de línguas. A professora também apresentou o trabalho A coanálise da atividade na autoconfrontação e no retorno ao coletivo: recurso dialógico para a formação continuada em uma mesa-redonda, na companhia da professora Patrícia Dionne, da Universidade de Sherbrooke e do professor Flávio Fontes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O PosLA esteve representado pela professora Rozania e participantes do seu grupo de pesquisas LIFT-CNPq (Linguagem, Formação e Trabalho) com importantes pesquisas já concluídas e em andamento. Também participaram do evento as egressas do Posla, as professoras Aline Farias (UFPA), Luciana Bessa (EEMGAB), Aline Parente (EEMGAB), além da doutoranda Marina Cavalcanti Clemente (IF-CE).

De acordo com a professora Rozania Moraes, o evento é uma ocasião não somente para divulgação de pesquisas que estão sendo realizadas no Brasil, França e Canadá relacionadas às atividades profissionais em suas diferentes formas e nos diferentes meios laborativos – inclusive o educativo –, mas, principalmente, para discutir questões necessárias no âmbito do desenvolvimento do trabalho e da saúde do trabalhador.