Pesquisadora da Uece lança cartilha sobre tripes (insetos) da Ibiapaba

4 de março de 2011 - 19:55 #

 

“Espécies de tripes encontradas nas culturas de abobrinha, cebola e tomate em Carnaubal-CE” é o título da cartilha de autoria da professora pesquisadora da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Maria Goretti Araújo de Lima, com doutorado em Entomologia, que será lançada no dia 15 de março, na sede da Associação de Produtores Orgânicos da Ibiapaba (APOI), no sítio Santos Reis, no município de São Benedito, a 360 km de Fortaleza. A cartilha, que é editada pela EdUece – Editora da Uece, é voltada para os produtores orgânicos da serra da Ibiapaba. 

Com a realização dessa pesquisa foi possível conhecer as espécies de tripes associadas às culturas: abóbora, cebola e tomate. A preocupação com a identificação desses insetos (tripés) pequenos e difíceis de serem reconhecidos por não especialistas representa uma considerável limitação a condução de estudos ecológicos e da diversidade de suas espécies no município de Carnaubal bem como em toda Ibiapaba, já que o cultivo de hortaliças nessa região é importante tanto para os produtos orgânicos como para os convencionais. De posse da identificação dessas espécies esses produtores poderão saber diferenciar os tripes que são pragas dos predadores e polinizadores.

Dentre os insetos-praga que ocorrem na olericultura estão os tripes, por serem de tamanho diminuto (0,5 a 15 mm), às vezes, passam despercebidos pelos agricultores. Esses diminutos insetos têm causado danos à planta tanto de maneira direta quanto indireta através de transmissão de viroses.

Um dos aspectos pontuais relacionados ao cultivo de dessas hortaliças diz respeito à incidência de pragas e doenças. No caso do controle de insetos-praga, o uso quase exclusivo de inseticidas tem ocasionado a aparição progressiva de espécies resistentes, além dos desequilíbrios para pragas secundárias.

A Ibiapaba destaca-se como grande pólo produtor de hortaliças, participando de forma expressiva, no abastecimento dos mercados de Fortaleza, São Luis, Teresina e Belém, representando excelente fonte de renda e geração de empregos para a região. Essas hortaliças apresentam elevada importância econômica e social, principalmente pelo valor da produção e do elevado número de empregos gerados no cultivo. Além disso, são cultivadas basicamente por agricultores de base familiar, sendo fundamental para a fixação do homem no campo.

Vale salientar que essa pesquisa teve como patrocinador o Banco do Nordeste do Brasil na reprodução das cartilhas, como colaboradores, pesquisadores da UFERSA-Mossoró/RN e da UFRGS-Porto Alegre/RS, bolsista PIBIC/CNPq e apoio técnico da EMATERCE de São Benedito.

Obs. Entomologia é a ciência que estuda os insetos sob todos os seus aspectos e relações com o homem, as plantas, os animais e o ambiente.

 

Contato: Profa. Maria Goretti Araújo: (85) 8641-7873 / Uece 3101-9920