Pesquisadora da Uece lança 2a Edição do Livro Família Pobreza e Gênero

29 de maio de 2024 - 15:30

Família Pobreza e Gênero: o Lugar da Dominação Masculina. Esse é o título da obra que será lançada pela professora Socorro Osterne, no dia 6 de junho, às 18h, na Livraria Leitura, localizada no Shopping Del Passeo.

A primeira edição desse livro foi lançada em 2001, como resultado de sua tese de Livre Docência na Universidade Estadual do Ceará. A publicação é da Editora da Uece (EdUECE) e tem o apoio de instituições parceiras, como: o Núcleo de Acolhimento Humanizado às Mulheres em Situação de Violência- NAH; o Mestrado em Políticas Públicas e a Editora da Universidade Estadual do Ceará.

Em sua primeira edição (2001), o livro foi prefaciado pela professora aposentada da Uece e socióloga Zaíra Ary. Já nesta segunda edição, conta com o prefácio da professora Tereza Cristina Esmeraldo Bezerra, graduada em Serviço Social pela Uece, Mestra em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco.

Para a professora Teresa Esmeraldo “prefaciar a segunda edição do livro Família, pobreza e gênero: o lugar da dominação masculina, é uma honra e um desafio. Justifico este argumento por reconhecer que a autora, além de ser pioneira nos estudos sobre família, gênero e geração no Curso de Serviço Social da Uece, tem contribuído para a formação de diversas gerações de pesquisadoras no decorrer de sua inspiradora carreira acadêmica, a qual ultrapassa limites disciplinares e saberes circunscritos a um campo específico do conhecimento.

Tereza Esmeraldo ressaltou ainda, que “não poderia escrever o prefácio deste livro, fruto de uma densa e madura pesquisa teórica e de campo sobre as hierarquias de gênero e os padrões de autoridade vivenciados no cotidiano de famílias pobres na periferia urbana de Fortaleza, sem reconhecer a importância de Socorro
Osterne, tanto na sua própria formação como mulher, docente e pesquisadora feminista, quanto nas experiências formativas de tantas outras”, pontua, acrescentando ainda que no livro, a autora realiza uma ampla síntese histórica e teórico-crítica sobre as categorias família, pobreza, gênero, relações de gênero, patriarcado e dominação masculina, a partir de um fértil diálogo com teóricos especialistas.

Conheça a autora

Maria do Socorro Ferreira Osterne, professora Emérita, é bacharela em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará – Uece, Mestra em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC, Livre Docente em Serviço Social pela Uece e Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco. É professora do Mestrado Acadêmico em Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará. Como pesquisadora do CNPq estuda o tema: Família, Gênero e Geração nas Políticas Públicas. É Coordenadora Adjunta do Núcleo de Atendimento Humanizado às Mulheres em Situação de Violência nos campi da Uece-NAH.

Socorro Osterne é também autora do livro: Violência nas Relações de Gênero e Cidadania Feminina (2008) e de 23 artigos publicados em periódicos sobre os temas: Família, Gênero e Geração nas Políticas Públicas.