Pesquisadora da Uece lança 2ª edição do livro Família Pobreza e Gênero
10 de junho de 2024 - 14:25
A Livraria Leitura ficou pequena para prestigiar a noite de autógrafos da professora Socorro Osterne da Universidade Estadual do Ceará (Uece) que lançou a 2º edição da obra Família Pobreza e Gênero: o Lugar da Dominação Masculina. A prestigiada noite de lançamento ocorreu na última quinta-feira, 6 de junho, na Livraria Leitura, localizada no Shopping Del Passeo. O reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, marcou presença no evento.
A primeira edição desse livro foi lançada em 2001, como resultado de sua tese de livre docência na Universidade Estadual do Ceará. A publicação é da Editora da Uece (EdUECE) e tem o apoio de instituições parceiras, como: o Núcleo de Acolhimento Humanizado às Mulheres em Situação de Violência- NAH; o Mestrado em Políticas Públicas e a própria editora.
Em sua primeira edição (2001), o livro foi prefaciado pela professora aposentada da UFC, a socióloga Zaíra Ary. Já nesta segunda edição, conta com o prefácio da professora Tereza Cristina Esmeraldo Bezerra, graduada em Serviço Social pela Uece, Mestra em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco, ex-aluna da escritora Socorro Osterne e atual companheira de missão. Impressionate a forma amorosa e sensível com a qual ela retratou a minha história; enfatizou Osterne.
Em sua fala, a professora Socorro Osterne destacou, ainda hoje não se percebe ruptura com os valores antigo. Em pleno século XXI, os assassinatos de mulheres continuam sendo praticados de forma crescente. Não houve mudanças significativas quanto às razões que continuam a justificar a persistência das violências de gênero. Ainda é comum convivermos no Brasil com todo tipo de violência contra as mulheres, a saber: a desigualdade racial e étnica; os maus tratos, o assédio; os estupros; a exploração e o tráfico de mulheres e meninas; a discriminação contra a população LGBTQIAPN+; o desrespeito aos direitos sexuais e reprodutivos; a criminalização do aborto; o descaso com a saúde feminina e tantas outras formas de preconceitos de gênero, principalmente, no trabalho e na política. O patriarcado e a consequente dominação masculina continuam sendo os pilares mais fortes das violências contra as mulheres; comenta.
Para a professora Tereza Esmeraldo “prefaciar a segunda edição do livro Família, pobreza e gênero: o lugar da dominação masculina, foi uma honra e um desafio. Justifico este argumento por reconhecer que a autora, além de ser pioneira nos estudos sobre família, gênero e geração no curso de Serviço Social da Uece, tem contribuído para a formação de diversas gerações de pesquisadoras no decorrer de sua inspiradora carreira acadêmica, a qual ultrapassa limites disciplinares e saberes circunscritos a um campo específico do conhecimento”.
Tereza Esmeraldo ressaltou ainda, que “não poderia escrever o prefácio deste livro, fruto de uma densa emadura pesquisa teórica e de campo sobre as hierarquias de gênero e os padrões de autoridade vivenciados no cotidiano de famílias pobres na periferia urbana de Fortaleza, sem reconhecer a importância de Socorro Osterne, tanto na sua própria formação como mulher, docente e pesquisadora feminista, quanto nas experiências formativas de tantas outras”, pontua, acrescentando ainda que no livro, a autora realiza uma ampla síntese histórica e teórico-crítica sobre as categorias família, pobreza, gênero, relações de gênero, patriarcado e dominação masculina, a partir de um fértil diálogo com teóricos especialistas”.
Estiveram presentes:, o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares; a titular da Secretaria da Igualdade Racial do Estado e também professora da Uece, Zelma Madeir; a pró-reitora de Políticas Estudantis, professora Mônica Cavaignac, a diretora de pesquisa da PRPGPq, professora Célia Sampaio, a professora Glaucíria Mota Brasil; a diretora de Divisão Infraestrutura e Segurança do Detic, servidora Wilda Fernandes; as professoras Josefa Lineuda Murta, Fátima Vilanova, e as servidoras: Socorro Galdino e Pompéia Vasconcelos, além de demais professores e convidados.
A pesquisadora Socorro Osterne, estava acompanhada carinhosamente, pela filha Juliana Pimentel, o genro Marcelo Pimentel, das netas Estela e Olíva, da irmã Rosa Bezerra e dos sobrinhos Daniel e Vitor.
Sobre a autora
Maria do Socorro Ferreira Osterne, é professora Emérita, bacharela em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará – Uece, Mestra em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC, Livre Docente em Serviço Social pela Uece e Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco. É professora do Mestrado Acadêmico em Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará. Como pesquisadora do CNPq estuda o tema: Família, Gênero e Geração nas Políticas Públicas. É Coordenadora Adjunta do Núcleo de Atendimento Humanizado às Mulheres em Situação de Violência nos campi da Uece-NAH. Também autora do livro: Violência nas Relações de Gênero e Cidadania Feminina (2008) e de 23 artigos publicados em periódicos sobre os temas: Família,Gênero e Geração nas Políticas Públicas.