Pesquisadora da Uece é a vencedora do Prêmio Lieselotte Ornellas

6 de março de 2024 - 11:23

Nutricionista, professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Helena Alves de Carvalho Sampaio, pioneira no Brasil no estudo do letramento alimentar, é a vencedora do Prêmio Lieselotte Ornellas “Nutricionista Destaque” Edição 2024.

O anúncio foi feito no último dia 21, pela Associação Brasileira de Nutrição, após avaliação criteriosa de documentos encaminhados por entidades jurídicas que indicaram profissionais para esta edição do prêmio, que traduz o reconhecimento da contribuição científica e trabalho em prol da categoria.

Pesquisadora Helena Alves de Carvalho Sampaio é uma das pioneiras no estudo do letramento em saúde e graduou-se em Nutrição pela Universidade de São Paulo (1976), obtendo o mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1987) e o doutorado em Farmacologia nesta mesma instituição de ensino. É professora emérita da Uece, onde leciona desde 1980.

Atualmente é membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPSAC) e do Mestrado Profissional em Gestão em Saúde (MEPGES).

Adicionalmente, para o triênio 2024-2026, a pesquisadora foi contemplada com uma bolsa de produtividade em pesquisa pelo CNPq.

Sua produção científica é ampla, seja no campo de pesquisas, projetos ou publicações de artigos e livros em saúde coletiva e doenças crônicas degenerativas.

O prêmio lhe será entregue na sessão de abertura do XXVIII do Congresso Brasileiro de Nutrição (CONBRAN 2024), no dia 21/05/2024.