Pesquisador da Uece toma posse como membro da nova diretoria da ANPEd

20 de dezembro de 2023 - 15:39

Pesquisador da Universidade Estadual do Ceará (Uece), João Batista Carvalho Nunes, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uece, foi eleito e já tomou posse, no último dia 12/12/2023, como membro da nova diretoria da ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (https://www.anped.org.br), na condição de vice-presidente Nordeste. Trata-se da principal Associação de pesquisadores da área de Educação no Brasil.

A diretoria “ANPEd em Movimento(s)” assumiu, no último dia (12/12), a gestão da Associação no biênio 2023-2025. A cerimônia de posse foi realizada na Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Goiás (UFG) onde a nova presidenta, Miriam Fábia Alves, é docente.

A nova diretoria da ANPEd também está composta por Célia Bettiol (UEA) – vice-presidenta Norte; João Batista Carvalho Nunes (Uece) – vice-presidente Nordeste; Fabiany de Cássia Tavares (UFMS) – vice-presidenta Centro-Oeste; Rosa Fátima de Souza Chaloba (UNESP) – vice-presidenta Sudeste; Angela Scalabrin Coutinho (UFPR) – vice-presidenta Sul; Ana Cláudia da Silva Rodrigues (UFPB) – Primeira Secretária; Patrícia Baroni (UFRJ) – segunda Secretária; e Claudio Pinto Nunes (UESB) – Diretor Financeiro.

Em seu discurso, Miriam revisitou sua trajetória pessoal na ANPEd até chegar à diretoria em 2015, onde permaneceu durante os últimos oito anos – marcados por retrocessos, desmontes e ataques à educação pública. Lembrando Paulo Freire, a presidenta da ANPEd destacou a importância de se visitar o amanhã sustentando o profundo engajamento no agora. Assim, em meio aos desafios, Miriam enfatizou que os últimos anos também foram marcados por iniciativas de resistência, como o Fórum Nacional Popular da Educação (FNPE), além das reuniões regionais e nacionais da ANPEd na região Norte – inclusive em meio à pandemia e ao governo Bolsonaro, em 2021.

Em 2023, no contexto do terceiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva, ela lembrou a retomada do diálogo com o Ministério da Educação (MEC), o que fortalece a ANPEd ao mesmo tempo em que coloca novos desafios e exige capacidade crítica de intervenção na realidade. “Nesse sentido, reafirmamos o compromisso de fortalecer a ANPEd e a interlocução com as instâncias da Associação, a sociedade e a comunidade”, reiterou Miriam referindo-se à gestão “ANPEd em Movimento(s)”. Na mesma direção, a presidenta defendeu o fortalecimento da interlocução com espaços governamentais, tendo como parâmetros os princípios democráticos
e éticos.

João Batista Nunes, professor da Uece, ao se manifestar sobre sua eleição e posse como vice-presidente Nordeste da ANPEd, ressaltou: “Todos nós que compomos a nova Diretoria da ANPEd estamos muito felizes pela confiança e apoio recebidos. Na condição de vice-presidente Nordeste, é um orgulho como professor da Uece representar, na Diretoria, essa Região do Brasil, historicamente reconhecida por sua resistência e resiliência diante das dificuldades encontradas. A ANPEd tem uma trajetória de lutas em prol da democracia e do desenvolvimento da educação no País, com destaque para a pós-graduação e a pesquisa nessa área, desde sua fundação em 1978. Ela congrega programas de pós-graduação, editores de periódicos científicos, professores e estudantes vinculados a esses programas e demais pesquisadores da área. Sabemos dos desafios que ainda persistem no campo educacional, mas estamos comprometidos com o fortalecimento e o aprimoramento da pós-graduação stricto sensu e da pesquisa em educação, assim como da educação em todos os níveis e modalidades, em articulação constante com a sociedade civil, científica, comunidades tradicionais, movimentos sociais, Educação Básica, Educação Superior, representações do Poder Público, entre outros.”