Pesquisador da Uece lança livro sobre o Mundo na “Era Atômica”

16 de agosto de 2023 - 15:10

Professor da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc/uece), Tácito Rolim, lança, às 19h desta quinta-feira, dia 17 de agosto, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará, o livro, O Mundo na “Era Atômica”. O exemplar consta de 300 páginas e é fruto de pesquisas desenvolvidas pelo docente, no curso de doutorado na Universidade Federal Fluminense e, também, no curso de doutorado-sanduíche na Georgetown University, em Washington-DC.

No pós-doutorado em execução na Universidade do Porto, em Portugal, o autor realiza, ainda, a pesquisa com o título “O Atlântico, os EUA e a Guerra Fria (1945-65)”, cujo objetivo está sendo investigar a relação Portugal-EUA na Guerra Fria, no entanto, já descobriu que tal relação só faz sentido se incluir os Açores, que é um território autônomo de Portugal.

“No pós-doutorado, estou utilizando a mesma abordagem para o conceito de Guerra Fria que utilizei durante o Doutorado, voltado para as relações Brasil e Estados Unidos. E agora quero utilizar para as relações Portugal-Estados Unidos, para o período de 1945 até 1965”, revela o pesquisador. Sobre essa abordagem, ele explica: “Chamo de Abordagem Atômica. Ela tem como centro de análise o conceito da Guerra Fria a partir da ‘Tecnologia, e não tanto pelas questões de ordem política e ideológica”. Ao utilizar essa abordagem escolhida, a análise será centrada em três eixos: corrida pelo urânio, corrida pela pesquisa e desenvolvimento das armas nucleares e corrida pela pesquisa e desenvolvimento de vetores. “A questão da Política e da Ideologia é uma parte mais visível da Guerra Fria, mas existe também um núcleo duro da Guerra Fria que está centrado muito mais nessas questões de ordem Tecnológica”, completa.