Pesquisa mostra como acontece o impacto da religião sobre a paisagem

28 de janeiro de 2014 - 13:12 #

Professores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PROPGEO), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), pesquisam um centro de convergência religiosa: o Santuário do Menino Jesus de Praga, localizado na pequena cidade de Chorozinho, a 65 km da capital, onde o grupo, coordenado pelo professor Otávio José Lemos Costa, vem desenvolvendo o projeto de pesquisa “Impacto da religião sobre a paisagem: análise de um centro de convergência religiosa na região metropolitana de Fortaleza”.

O projeto direciona seus objetivos para a análise de um lugar sagrado, sob a ótica das representações sociais. Afirma o professor Otávio que operacionalizar esta perspectiva de análise orienta o grupo para uma leitura e produção de conhecimento sobre um lugar sagrado os quais serão vivenciados ora trilhando o material bibliográfico pertinente a uma espacialidade do sagrado, ora durante a pesquisa de campo.

O núcleo urbano para a formação de Chorozinho surgiu em virtude dos projetos de combate a seca, em 1932. Na época, a localidade era conhecida como Currais Velhos. Foi necessário a construção de uma ponte sobre o Rio Choró, que deu origem mais tarde, ao nome da cidade. Do acampamento dos engenheiros do DNOCS e dos operários da construção da ponte, e de uma pequena capela, nasceu o povoado. Chorozinho já foi distrito de Pacatuba e de Pacajús, tornando-se município em 1987.

O principal equipamento turístico da cidade é o santuário do Menino Jesus de Praga, que atrai mensalmente cerca de 5 mil peregrinos, com maior incidência no dia 24 de cada mês. Chorozinho tem hoje uma população de aproximadamente 20 mil habitantes. Os visitantes vêm de cidades vizinhas, de Fortaleza e diferentes regiões do Ceará, bem como de outros Estados.

Participam da equipe os alunos Yan de Abreu Gomes Vasconcelos, Gleilson Ângelo da Silva, Andre Silva Araujo e Kassio Santiago de Souza, todos da UECE.

Fonte / Informações: Professor Otávio Costa (85) 3101-9778