Pesquisa da Uece desenvolve jogos didáticos para fortalecer educação ambiental e climática
2 de fevereiro de 2026 - 15:40
Dominó ambiental, trilha de educação ambiental e jogo da memória dos desastres naturais são alguns dos jogos criados
Uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Climatologia da Universidade Estadual do Ceará (Uece) resultou na criação de um conjunto de jogos didáticos voltados ao ensino-aprendizagem em educação ambiental e climática para estudantes dos anos finais do ensino fundamental.
O trabalho, intitulado “Desenvolvimento de Jogos de tabuleiro para o processo de ensino-aprendizagem em educação ambiental e climática”, foi desenvolvido por Francisco Ricardo Gomes Rodrigues e orientado pelo professor Emerson Mariano. A dissertação foi defendida no Programa, que possui conceito 4 na avaliação da Capes.
A proposta surge a partir dos desafios enfrentados no processo de ensino-aprendizagem dessas temáticas, consideradas essenciais para a formação cidadã e ambientalmente consciente dos estudantes, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo do estudo foi apresentar e avaliar jogos didáticos elaborados e aplicados em uma escola pública da rede municipal de Fortaleza, especialmente em disciplinas eletivas que abordam conteúdos de educação ambiental e climática.
Como resultado, foram desenvolvidos jogos interativos produzidos com materiais de fácil acesso, entre eles: dominó ambiental, trilha de educação ambiental, Ludo do meio ambiente, jogo da memória dos desastres naturais e um tabuleiro de cartas sobre emissões de CO₂. De acordo com o pesquisador, as atividades estimulam discussões e reflexões sobre a relação entre variabilidade e mudanças climáticas e a ocorrência de desastres naturais, partindo da realidade local dos estudantes e ampliando o olhar para contextos observados em outras regiões do mundo.
A avaliação do uso dos jogos incluiu observações em sala de aula e uma pesquisa de satisfação aplicada aos estudantes. De acordo com o Programa, os resultados indicam que a metodologia apresenta grande potencial para melhorar a formação dos alunos do ensino fundamental, contribuindo para o desenvolvimento do respeito e da consciência ambiental de forma participativa e significativa.
