Uece, Idesco e Magneti impulsionam Projeto de Desenvolvimento Tecnológico

5 de abril de 2024 - 16:34

O reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, e o Vice-reitor, professor Dárcio Teixeira, receberam na manhã desta sexta-feira (5) representantes da empresa Magneti e do  Instituto de Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (Idesco) para tratar de uma parceria entre a Universidade Estadual do Ceará, o Instituto e a empresa, incentivada pela lei de informática.

O projeto envolve desenvolvimento tecnológico em hardware e software, com foco em engenharia e ciências físicas aplicadas. Iniciado em 2023, o projeto está no segundo ciclo de execução, com um investimento total de mais de dois milhões. O Idesco atua na gestão do projeto, enquanto a Uece contribui com sua expertise em desenvolvimento tecnológico, sendo a primeira vez que a universidade lidera um projeto nessa área. “A parceria visa conectar áreas e laboratórios, antecipando uma colaboração promissora com a indústria automobilística, representada pela empresa parceira, Magneti”, pontua a professora da Uece Rafaela Cajado que também é gestora do projeto junto ao Idesco.

“Este projeto é pioneiro, pois combina software com hardware em um sistema multifísico, diferenciando-se dos projetos tradicionais que se concentram apenas em software. Ele exige uma abordagem multidisciplinar, pois além de componentes eletrônicos, também envolve a integração com estruturas mecânicas, como motores. Esta iniciativa destaca a universidade como líder regional em projetos de alta tecnologia e captação de recursos da Lei de Informática”, pontua o professor Sales Ávila que juntamente com a professora Ana Luiza Bessa, coordenam o projeto.

Estiveram presentes ainda os representantes da Magneti, senhor Fernando Luiz Windlin e senhor Vagner Eduardo Gavioli; o chefe de gabinete da reitoria, professor Altemar Muniz; o representante da SUSTENTEC, Arlindo Escobar; e a integrante da equipe de gestão do projeto do Idesco, Isabella Souza Costa Cavalcante.