Parceria entre UECE e universidade canadense resulta em concerto musical no TJA

9 de maio de 2014 - 13:52

alt

Uma parceria entre o Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e o Providence University College, do Canadá, estará em cena no Theatro José de Alencar, na noite deste sábado, 10 de maio, a partir das 19h30. O Concerto Brasil Canadá acontece com a proposta de apresentar ao público um espetáculo que é resultado do trabalho dos professores e estudantes da instituição canadense em conjunto com o Curso de Música da UECE.

A parceria da UECE com o Providence University College deu-se a partir do convite da instituição canadense ao maestro da Orquestra Sinfônica, Alfredo Barros, que é também coordenador do Curso de Música da UECE. O grupo de 20 canadenses, entre jovens músicos e professores do Providence University College, veio ao Brasil com a proposta de intercâmbio, para conhecer o Ceará e apresentar seu trabalho. Além do concerto em parceria, professores do Providence ministraram masterclasses para alunos do Curso de Música e integrantes da Sinfônica da UECE, além de músicos de Fortaleza.

PROGRAMA

A OSUECE, regida por Alfredo Barros, e o Coro de Câmara do Providence University College, preparado pelo seu regente, David Sawatzky, apresentam uma Missa Brevis de Mozart. O programa contará também com apresentações de peças por grupos menores, formados por integrantes da Sinfônica da UECE e professores canadenses. O Trio para Violino, Violoncelo e Piano, de Clara Schumann, será apresentado pelo spala da OSUECE, violinista Gustavo Lima, e dois professores do Providence, Darryl Friesen (Piano) e Karen Sunabacka (violoncelo). Será apresentada uma peça com o Siara Quarteto – formado pelos músicos da orquestra Luis Gustavo de Lima, 1° violino; Diego Cavalcante, 2° violino; Rélmerson Lima, viola; Rondinelly Bezerra, violoncelo – e outras tocadas pelos professores canadenses, entre as quais, uma obra de Karen Sunabacka, professora doutora em violoncelo e composição.

alt

Professores e alunos do Providence College

Orquestra Sinfônica da UECE

A OSUECE teve seu início em agosto de 2009. Tem um conjunto de obras variado em seu repertório: de compositores brasileiros em geral, com destaque especial para jovens compositores cearenses que desenvolvem atividade composicional no Bacharelado em Composição da UECE, arranjos e adaptações de grandes obras populares e obras do repertório tradicional sinfônico.

A orquestra é formada por 65 integrantes distribuídos dentre os naipes das madeiras, metais, percussão e cordas. É dirigida artisticamente e regida pelo prof. Alfredo Barros, maestro e compositor, doutor em Artes Musicais pela The University of Texas at Austin, Texas, EUA. O maestro desenvolve projetos artísticos dessa natureza desde 1988.

SERVIÇO

Concerto Brasil Canadá com Orquestra Sinfônica da UECE e Providence University College – Sábado, 10 de maio, às 19h30, no Theatro José de Alencar. Entrada pela Rua 24 de Maio, 600 – Centro, Fortaleza. Tel: (85) 3101.2583. GRATIS.

Fonte: Dégagé Comunicação