Pandemia Covid-19: Fala da Reitoria IV

31 de março de 2020 - 11:29

Como professor e pesquisador, filho dos tempos de Gutemberg, da escrita e do livro, preparo-me para presidir banca de Doutorado com um dos professores, oriundo da UFPb, participando por meio de webconferência . Também me preparo para, depois de concluir a organização de grupo com os estudantes, aprender a manejar a mídia e concluir disciplina do Doutorado em Saúde Coletiva, por meio de sala de aula eletrônica.

Fiz todos os planejamentos para, terminando o reitorado em 22/05, assumir graduação no semestre letivo 2020.1, daí ter antecipado responsabilidades da pós-graduação. Também consegui recursos de pesquisa para mobiliar a sala do Grupo Vida e Trabalho, no novo prédio da Saúde Coletiva. Tudo pronto. Mas, bem que Sófocles já havia nos avisado que quando os humanos planejam os deuses gargalham. A história me reservou concluir o reitorado em meio à pandemia do novo coronavírus, liderando a Uece neste esforço extraordinário.

Com o apoio da totalidade da equipe, não faltou dedicação, presença, criatividade, capacidade de diálogo e resiliência. Estas características não deverão faltar agora. O reitor, que não é candidato, e que preside a Funece, o CD/Funece, o CONSU/Uece e o CEPE/Uece, também presidirá o Colégio Eleitoral que homologará os resultados eleitorais e enviará a lista tríplice ao Governador. Questionamento de isenção fragiliza a democracia ueceana e não daremos motivo para tal, mesmo que, no afã das disputas, alguns segmentos percam a noção sobre o que está em jogo.

Procuramos reduzir as desigualdades entre Uece interior e Uece capital, respeitar todos os movimentos, docentes, técnico-administrativos e estudantis, mesmo quando não os compreendia totalmente e negociar, de modo simultaneamente flexível e altivo, com o governo estadual, o provedor de nossas condições de viabilidade. Também estimulamos o surgimento de nova geração de líderes para a gestão da Universidade. Não serão o novo coronavírus e o vírus da intolerância que desequilibrarão nossa Uece.