OSUECE comemora Semana de Arte Moderna em concerto sinfônico no Cineteatro São Luiz

30 de maio de 2022 - 12:51 # # #

OSUECE_foto_GUILHERME SILVA_abr2022 (2) - 1mb.jpg

A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (OSUECE) volta ao palco do Cineteatro São Luiz no dia 2 de junho, às 19h, para concerto sinfônico. Esta é a segunda apresentação da Temporada 2022, iniciada no final de abril, com plateia lotada. Os ingressos, a preços populares, já estão à venda na bilheteria do Cineteatro e no site da Sympla por R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).

Para o mês de junho, a OSUECE apresenta um concerto especial relacionado com a Semana de Arte Moderna de 1922. O repertório, ao mesmo tempo em que remete àquela semana, mostra um conjunto de obras de compositores de diferentes países, compostas no período que envolve o último quarto do século XIX e o primeiro quarto do Séc. XX. Este período ficou conhecido como “Belle Époque”, um movimento cultural francês que implementou um conjunto considerável de mudanças em diferentes áreas de conhecimento em diversos países, incluindo o Brasil e a Semana de Arte Moderna de 1922.

O período também é o berço do movimento nacionalista na música, tornando os elementos musicais carcterísticos de cada país em material fundamental de expressão sinfônica em especial. Daí surgiram compositores como Albéniz na Espanha, Ponce no México, Villa-Lobos no Brasil, entre tantos outros. O modernismo na música advindo deste tempo é caracterizado, entre outras coisas, por esta onda de expressões nacionais, dando origem a um gênero per se, que se mantém vivo até hoje. O concerto terá a regência do professor da Uece, Alfredo Barros (maestro titular), e William Ciríaco. Parceria: Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

O projeto da OSUECE é uma ação tríplice de ensino, pesquisa e extensão que atua como um forte agente aglutinador de músicos de diferentes camadas sociais e alunos matriculados em cursos superiores da UECE. É sobretudo uma orquestra jovem que tem um compromisso de inclusão social e acadêmica. Abre perspectivas para a orientação e apoio àqueles estudantes de música que procuram uma oportunidade de ingressar na universidade. A Reitoria e Vice-reitoria da UECE e a Pró-reitoria de Extensão–PROEX têm dado importante apoio à Orquestra.

Criada em agosto de 2009, a OSUECE tem um conjunto variado de obras em seu repertório, de compositores brasileiros em geral, com destaque especial para jovens compositores cearenses que desenvolvem atividade no Bacharelado em Composição da UECE, arranjos e adaptações de grandes obras populares e obras do repertório tradicional sinfônico.

É formada por cerca de 65 integrantes distribuídos dentre os naipes das madeiras, metais, percussão e cordas. A direção e regência titular é do prof. Alfredo Barros, maestro e compositor, doutor em Artes Musicais pela Universidade do Texas, Austin, EUA. Professor de composição do Curso de Música da UECE, o maestro desenvolve projetos artísticos dessa natureza desde 1988.

Foto: Guilherme Silva