Oportunidade de doutorado em Astrofísica Relativística na Europa

20 de janeiro de 2010 - 08:37 #

A Rede Internacional de Centros para Astrofísica Relativística (ICRANet) divulga que até a próxima segunda-feira (25/01), estão abertas as inscrições para a seleção de bolsistas brasileiros para doutorado internacional em Astrofísica e Cosmologia na Europa. O curso terá a duração de três anos e será desenvolvido em consórcio com algumas instituições europeias. Os candidatos devem ter mestrado concluído até agosto de 2010.

As inscrições podem ser feitas na sede da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). A documentação exigida consta de duas cartas de recomendação (uma assinada pelo orientador de mestrado e outra por um físico-doutor); diploma de conclusão de curso; certificado de conclusão de um curso de inglês e uma cópia do curriculum lattes. O valor da bolsa é de 2.800 euros por mês, ou seja, quase R$ 10 mil reais.

A iniciativa é do Programa Erasmus Mundus de Pós Graduação da União Europeia e já vem sendo realizada há alguns anos em parceria com países europeus e norte-americanos. No entanto, essa é a primeira vez que o programa abre seleção para estudantes de instituições sul-americanas. De acordo com Amaral Vieira, secretário da ICRANet para a América do Sul, essa é uma oportunidade única para os alunos cearenses. “No curso, os doutorandos participarão de conferências e palestras com Remo Ruffini e Roy Kerr, nomes de destaque na Astrofísica e na Cosmologia, o que lhes garante uma experiência bastante enriquecedora”, considera.

A seleção dos candidatos constará de análise de currículo e entrevista. O resultado de cada etapa será divulgado no site da Funcap (www.funcap.ce.gov.br).

Os interessados podem enviar a documentação diretamente para o e-mail novello@cbpf.br ou procurar o professor Amaral Vieira, na Funcap (Av. Oliveira Paiva, 941 – Cidade dos Funcionários), entre 9h e 11h30min, portando os documentos exigidos.

Mais informações: Assessoria de Imprensa da Funcap: (85) 3101.2170 (Ramal 270)