Nuafro/Uece lança acervo que retrata contribuições de Pedrina de Deus

23 de abril de 2019 - 14:42

A inauguração do Acervo acontecerá às 18h, do dia 24 de abril, na sede do Nuafro, Campus Itaperi, e contará com a participação da Roda de Samba Encontro Cearense de Compositores de Samba (ECCOS).

O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Afrobrasilidade, Gênero e Família (Nuafro), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), inaugura nesta quarta-feira (24/04), o Acervo Pedrina de Deus. O evento acontecerá às 18h, no Centro de Educação da Uece, no Campus Itaperi.

Pedrina de Deus foi uma das fundadoras do movimento de mulheres negras no Brasil, com atuação em Brasília, Rio de Janeiro e Fortaleza. Além de militante, ela era publicitária, professora universitária e sambista.

Nasceu no Pará, morou em Brasília, no Rio de Janeiro e radicou-se em Fortaleza, onde viveu por mais de 20 anos até sua morte, em 20 de abril de 2017.

No movimento negro, Pedrina foi uma das fundadoras na organização de várias entidades do Movimento Negro do Rio de Janeiro, como o Instituto de Pesquisa das Culturas Negras (IPCN) e o Grupo André Rebouças.

O papel da cultura na luta e resistência da população negra era bastante enfatizado por Pedrina, uma das criadoras do Encontro Cearense de Compositores de Samba (ECCOS), que se reunia quinzenalmente em sua casa, localizada no Bairro José Bonifácio. Até o final de sua vida, Pedrina foi presença marcante nos sambas da cidade. Quando algum sambista estava com algum problema de saúde ou financeiro, Pedrina organizava uma roda de samba beneficente, uma rifa ou outra ação em apoio a ele.

O Acervo Pedrina de Deus, que ficará disponível na sede do Nuafro/Uece, é composto por uma série de documentos e livros colecionados em mais de 30 anos de atuação intelectual, política e militante de Pedrina. De acordo com Zelma Madeira, coordenadora do Nuafro, “o espaço é uma homenagem e ao mesmo tempo um local para o compartilhamento de referências teóricas e informações gerais sobre a questão étnico-racial e feminista brasileira”. O acesso ao público ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, na sala do Nuafro.

A inauguração do Acervo na Uece contará com a participação da Roda de Samba ECCOS, criado com ajuda de Pedrina.

Serviço:

Inauguração do Acervo Pedrina de Deus
Quando: 24 de abril, às 18h
Local: Sala do Nuafro, no Centro de Educação, Campus Itaperi (Avenida Silas Munguba, 1700).
Funcionamento do Acervo Pedrina de Deus: de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, na sala do Nuafro, no Centro de Educação, Campus Itaperi.