Novos professores efetivos da Uece tomam posse

19 de maio de 2023 - 13:06 # # # #

Os 13 novos professores efetivos serão lotados nos cursos de graduação do Centro de Humanidades

Os novos professores efetivos da Uece foram recebidos com festa no dia 17 de maio, última quarta-feira, no salão nobre dos Conselhos Superiores na reitoria, campus Itaperi. Ao todo, 13 professores foram empossados e todos exercerão suas atividades no Centro de Humanidades (CH).

Compuseram a mesa diretora da cerimônia o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares; a coordenadora de educação superior da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professora Rose Jane Ribeiro Albuquerque; vice-reitor, professor Dárcio Teixeira; diretora do Centro de Humanidades, professora Adriana Barros; chefe de Gabinete da Reitoria, professor Altemar Muniz; e diretor do Departamento de Gestão de Pessoas, professor Paulo Marcelo Moreira.

Os novos servidores foram nomeados através de ato governamental publicado no diário oficial do Estado do Ceará. Após a assinatura do termo de posse, cada docente recebeu das mãos do reitor a constituição do Estado do Ceará, o estatuto do servidor público civil, o ofício de apresentação para exercício das funções de docente e o botton da Uece.

Para a professora Adriana Adriana Barros, diretora do Centro de Humanidades, a posse dos docentes foi um momento singular, especial e muito aguardado: “muito bom olhar para vocês e poder dizer, bem-vindos e bem-vindas ao Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará. Vocês estão chegando em uma universidade maravilhosa, com uma capacidade humana grandiosa e sei que vocês farão uma grande diferença em cada um dos cursos que os estão recebendo”. A professora pontua ainda que os alunos estão ansiosamente a chegada dos professores e que eles terão um trabalho importantíssimo a ser realizado.

O vice-reitor da Uece, professor Dárcio pontuou sete motivos para motivar os novos docentes a exercer bem seu ofício em sala de aula: “a possibilidade de marcar a vida dos alunos; o papel imprescindível do professor para mudar o mundo; a possibilidade de aprendizado constante; a rotina dinâmica do docente que é uma fonte de motivação; possibilidade de fazer novas amizades, tanto com professores, como com os alunos; e o respeito e admiração da sociedade”, o vice-reitor finaliza seu discurso deixando as portas abertas de seu gabinete.

“Hoje é um dia a ser comemorado. A última comemoração semelhante a esta que tivemos aqui na Uece foi há sete anos. Há sete anos dávamos posse aos últimos professores efetivos que adentraram nesta universidade. Então, hoje temos muito a comemorar. Hoje, e nos próximos dias, quando dermos posse aos demais 162 professores aprovados no maior concurso público docente realizado no Brasil no ano de 2022”. O reitor pontua ainda que a carreira docente é uma carreira longa, com perspectiva de 30-35 anos de carreira e com estabilidade para que o docente possa desenvolver suas pesquisas, além da atuação no ensino e na extensão. Por fim, a política de expansão e interiorização da Uece, também teve espaço na fala do reitor, com a abertura de três novos campi e oito novos cursos no interior do Estado “Esse está sendo o maior processo de expansão e interiorização da história da Uece, sendo um processo qualificado, pois todos os novos cursos já nascem com professores efetivos empossados” finaliza.

O recém empossado, professor Hernani Pereira dos Santos, agora professor do curso de psicologia, comenta o que essa posse representa em sua carreira: “para mim representa adentrar a esta universidade, concretizar uma missão importante da educação pública brasileira que diz respeito a levar o nosso conhecimento, força e motivação para uma população que tanto necessita disso, dando nossa contribuição para a mudança de vida de nossos alunos” finaliza o professor que estava acompanhado de sua filha e esposa.

Também estiveram presentes a pró-reitora de Políticas Estudantis, professora Mônica Cavaignac; pró-reitora de Extensão, professora Lana Nascimento; pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professor Paolo Giuseppe; pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, professora Ana Paula Ribeiro; representando a pró-reitora de Graduação, professora Maria Raquel de Carvalho; coordenador do curso de Filosofia, professor Eduardo Braga; coordenadora do curso de Psicologia, professora Delane Felinto Pitombeira; docente do curso de Filosofia, professor Emiliano Fortaleza; docente do curso de Psicologia, professora Lucila Morais; e demais professores.

Tomaram posse os seguintes professores:

William Costa Filho

Mariana Lins Costa

José Henrique Alexandre de Azevedo

Robert Brenner Barreto da Silva

Marcos Roberto Damasio da Silva

Sávio André de Souza Cavalcante

Thicianne Malheiros da Costa

Hernani Pereira dos Santos

Jéssica Silva Rodrigues

Tulio Kercio Arruda Prestes

Leonardo Carneiro Holanda

Márcia Kelma de Alencar Abreu

Fábio Pinheiro Pacheco

Confira aqui mais fotos da cerimônia.