Novos PDI e PPI serão elaborados com participação da comunidade da Uece

7 de janeiro de 2022 - 10:26 # # # # #

Questionário online está disponível para a comunidade da Uece. Seminário de abertura acontecerá quinta-feira, 13 de janeiro, pela internet

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) inicia o ano de 2022 com a missão de elaborar seu novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e, com ele, seu Projeto Pedagógico Institucional (PPI), voltados para orientar ações da Uece pelos próximos cinco anos. Para essa construção, a Universidade pretende, mais uma vez, ouvir sua comunidade.

De acordo com o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, “o PDI e o PPI projetam o futuro da nossa instituição, definem as grandes políticas institucionais e o modelo acadêmico da nossa universidade. Ao mesmo tempo, alinha tudo isso aos compromissos de uma universidade pública estadual com a excelência acadêmica, com a inclusão social, com a inovação, com a interiorização, a internacionalização e o compromisso com o desenvolvimento inclusivo e sustentável do nosso estado”.

O PDI da Uece é um instrumento de planejamento e de gestão e, por isso, pode ser entendido como um documento norteador para a Universidade, já que define as diretrizes pedagógicas, acadêmicas e de gestão a partir de interesses, necessidades e demandas da própria universidade, de sua comunidade e de vários setores da sociedade cearense.

O PPI, como parte integrante do PDI, configura-se como um horizonte para os colegiados de cursos de graduação e de pós-graduação, em especial quando da elaboração de seus respectivos projetos pedagógicos e, ainda mais importante, na definição dos objetivos dos cursos e do perfil dos egressos.

“Pretendemos construir um PPI vivo, que possa funcionar tanto como documento norteador de um processo de mudanças internas na Uece, quanto como contribuição para a transformação da realidade social. Que o PPI, fruto do engajamento e aprendizagem coletiva, passe a se constituir como marco conceitual norteador das práticas concretas dos sujeitos institucionais”, defendeu a pró-reitora de Graduação, professora Maria José Camelo Maciel.

Nesse intuito, a Uece, por meio de suas pró-reitorias de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), de Graduação (Prograd), de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq), de Extensão (Proex) e de Políticas Estudantis (Prae), realizará uma série de eventos, como seminários e fóruns, até julho de 2022, para elaboração/atualização dos documentos.

Para dar início a esse processo, está disponível um questionário, via Formulário Google, elaborado a partir de uma consulta às distintas instâncias da universidade (PROGRAD, PROEX, PROPGPQ, PRAE, PROPLAN, NAAI, ECInt, Assessoria de Inovação e SATE), para que a comunidade acadêmica possa manifestar-se a respeito de questões importantes no tocante à construção do PPI. Clique aqui para acessar o questionário.

Assim, a Uece convida toda a comunidade universitária para participar desse importante momento, que será oficialmente iniciado em 13 de janeiro, às 16h, pelo canal da Uece no Youtube, com o seminário “Ensino superior: função social, concepções históricas e formação humana”, ministrado pelo docente e ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher.