Novas gestoras tomam posse na Administração Superior da Uece

1 de fevereiro de 2023 - 11:47 # # # #

A professora Ana Paula Rodrigues assume a Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PROPGPq) e a servidora Janayna Braga Sousa assume a Divisão de Contratos e Aquisições (DIAQ)

Tomaram posse hoje (1/02) na Universidade Estadual do Ceará (Uece) a nova pró-reitora de pós-graduação e pesquisa, professora Ana Paula Ribeiro Rodrigues, e a diretora da divisão de contratos e aquisições, a servidora Janayna Braga Sousa.

O reitor da Uece, professor Hildebrando Soares, deu as boas vindas e comentou sobre os desafios que ambas encontrarão. “A Pró-reitoria de pós-graduação e pesquisa possui grandes desafios à sua frente. Dentre eles podemos destacar o trabalho que vem sendo realizado, e deve se fortalecer, para a melhoria das notas dos programas de pós-graduação; a expansão dos programas acadêmicos e profissionais, pensando também na interiorização; além do fortalecimento da internacionalização”.

“É um grande desafio assumir a gestão da pró-reitoria de pós-graduação e pesquisa da universidade. Espero atender as expectativas da nossa instituição, trabalhando a internacionalização, não apenas enviando professores e alunos para as universidades do exterior, mas também recebendo alunos; o crescimento dos programas de pós, fazendo com que a instituição fortaleça sua pesquisa, dentre outros pontos”, comenta a professor Ana Paula.

No tocante à divisão de contratos e aquisições (Diaq), “devemos integrar o Diaq à gestão da universidade, estabelecendo um processo de compras que seja planejado para toda a universidade, instituindo uma cultura de compras programadas, calendarizadas, lógica e planejada”, pontua o reitor falando à Janayna.

“Temos a intenção de implantar o processo de planejamento de compras corporativas, continuando o trabalho que já está sendo realizado a partir do Comitê Gestor de Aquisições (CGA) da Uece, além de trabalhar uma mudança na cultura de compras de toda a universidade”, pontua a nova gestora.

O reitor finalizou sua fala agradecendo à professora Lucia Duarte e à Marta Pereira, ex-gestoras da Pró-reitoria e do Diaq, respectivamente, nos últimos dois anos.

 

Conheça as gestoras

 

Ana Paula Ribeiro Rodrigues

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestre em Produção e Reprodução de Pequenos Ruminantes e PhD em Ciências Veterinárias também pela UECE e Pós-doutorado na McGill University, Montréal, QC, Canadá; Professora Associada da UECE, lotada na Faculdade de Veterinária, com atuação na Graduação (Curso de Medicina Veterinária) e na Pós-Graduação (Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias – PPGCV e em Biotecnologia – PPGB-Renorbio); Bolsista 1A do CNPq; Atuou como Coordenadora do PPGB-Renorbio-UECE – (2020-2023); Atuou como Visiting Research como bolsista Fulbright no Oregon National Primate Research Center da Oregon Health & Science University, Oregon, Estados Unidos – (2028-2019)

Coordenadora da Unidade de Pesquisa Transferência Biotecnológica e Inovação (UPTBI-UECE); Membro do Comitê de Avaliação do CNPq na área de Medicina Veterinária; Membro Fundador da Rede Brasileira de Crioconservação de Material Genético Animal (CRIOGEN)

Áreas de atuação na pesquisa:

1. Criopreservação de folículos pré-antrais, oócitos, e gônadas feminina e masculina;

2. Manipulação de folículos ovarianos pré-antrais;

3. Toxicologia sobre a função ovariana;

4. Estudo de vesículas extracelulares sobre a função reprodutiva

 

Janayna Braga Sousa

Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará (2011). Especialista em Estratégia e Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Ceará (2014). Graduada em Direito pelo Centro Universitário Estácio do Ceará (2020). Atualmente, cursa Especialização em Direito Público na Legale Educacional.

Experiência profissional com mais de 10 anos atuando como Secretária Executiva e Assessoria de alto escalão em empresas públicas e privadas, além de trabalhos na área de produção executiva de eventos e formação complementar em logística e gerência de projetos.

Servidora desde 2019, Assistente da Gestão em Educação Superior, atuou no Escritório de Cooperação Internacional da Universidade Estadual do Ceará – ECInt (2019-2022) e como Assessora no Departamento de Desenvolvimento Institucional na Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento – DDI/PROPLAN (2022).