Nova gestão da Uece inicia com mudanças em setores estratégicos

17 de fevereiro de 2025 - 15:47

A nova gestão dos professores Hidelbrando dos Santos Soares e Dárcio Ítalo Alves Teixeira teve início em 13 de janeiro de 2025, trazendo um equilíbrio entre continuidade e renovação para a Universidade Estadual do Ceará (Uece). As mudanças alcançam diferentes áreas da instituição, incluindo a ocupação de cargos estratégicos por mulheres, fortalecendo a presença feminina na gestão universitária.

Entre as alterações, a professora Helena Marinho assume a titularidade da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan). Com isso, cinco das seis pró-reitorias da Uece passam a ser lideradas por mulheres, reforçando a inserção feminina em espaços de tomada de decisão na instituição. As demais pró-reitorias seguem sendo lideradas pelos mesmos gestores: Pró-reitoria de Administração, servidor Fernando Santos; Pró-reitoria de Extensão, professora Lana Nascimento; Pró-reitoria de Graduação, professora Mazza Maciel; Pró-reitoria de Políticas Estudantis, professora Mônica Cavaignac; e Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Ana Paula Ribeiro.

Outro destaque é a mudança na presidência da Comissão Executiva do Vestibular (CEV). Agora, o setor responsável não apenas pelos vestibulares da Uece, mas também por concursos e seleções públicas, é liderado pela professora Germana Paixão, primeira mulher a comandar o setor em 50 anos de existência. A professora Germana Paixão possui uma trajetória marcada pela atuação como docente e gestora na instituição desde 2003. Com experiência na coordenação de cursos e na presidência da comissão de concursos de professores desde 2012, ela já colaborava com a CEV de várias formas.

Agora à frente da presidência, assume o desafio de conduzir concursos e vestibulares, reafirmando o compromisso da CEV com a universidade. “Nossa expectativa, nesses 50 anos da Uece, que também coincide com os 50 anos da CEV, é de levar a liderança feminina para setores que até então não eram liderados por mulheres”, destaca a professora.

Além dessas mudanças, o Escritório de Cooperação Internacional (Ecint) também passa por uma nova gestão, agora sob o comando do professor Edmar Pereira. O setor tem papel fundamental na promoção de parcerias e no fortalecimento das relações institucionais com universidades e centros de pesquisa internacionais.

Com essas alterações, a nova gestão da Uece inicia seu ciclo agradecendo aos gestores que saíram e buscando avanços na governança universitária, diversificação de lideranças e ampliação das ações institucionais.

Clique aqui e conheça os gestores da Uece.