Nota de pesar pelo falecimento do professor István Major

17 de maio de 2021 - 14:05 #

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) manifesta profunda consternação pelo falecimento do professor István Major, nesta segunda, 17 de maio, em Fortaleza. O professor será velado e sepultado amanhã (18) no Jardim Metropolitano das 08:00 às 10:00.

Ingressou como professor adjunto do Curso de Ciências Biológicas do Centro de Ciências da Saúde-CCS em 1998, onde permaneceu até 2012, quando se aposentou.  Em 2013, ingressou como professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais-PPGCN do Centro de Ciências e Tecnologia-CCT da UECE estando ainda na ativa. Além de docente, era pesquisador no Laboratório de Ecologia do Curso de Ciências Biológicas e foi um dos responsáveis pela parceria com a Universidade de ELTE da Hungria.

Participou juntamente com os professores Eliseu Marlônio Pereira de Lucena e Oriel Herrera Bonilla de uma série de livros publicados pela Editora da UECE sobre as frutas dos ecossistemas cearenses, já tendo sido publicados os livros Frutas do Litoral Cearense, Frutas da Caatinga Cearense e em andamento Frutas da Mata Atlântica Cearense e Frutas do Cerrado Cearense. Como hobby pintava aquarelas que ilustravam seus livros, agendas e calendários da UECE e fazia esculturas em biscuit de animais do semiárido, era um grande artista da nossa fauna e flora.

A Reitoria da UECE solidariza-se com a dor de familiares e amigos. Que ele esteja em paz e que a família possa encontrar algum conforto neste momento de dor.