Nota da Uece sobre segurança no campus Itaperi

22 de fevereiro de 2024 - 15:24

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) manifesta profundo pesar pela perda brutal e repentina do colaborador terceirizado Márcio José Galdino Maciel e se solidariza com familiares e amigos neste difícil momento de dor, ao mesmo tempo que informa que está colaborando com as forças policiais para a rápida elucidação dos fatos.

A Universidade salienta que essa ocorrência – o primeiro homicídio registrado em suas dependências nos quase 50 anos de nossa história – já está sendo investigada pelo órgão responsável, a SSPDS-CE, e informa à comunidade que ações voltadas para a segurança vêm sendo realizadas e aprimoradas desde 2023, especialmente no campus Itaperi, sendo ele o maior em tamanho e em fluxo de pessoas.

Nesse campus, a Uece possui duas grandes equipes de segurança, sendo uma privada e uma formada pela Guarda Patrimonial da Polícia Militar, que atuam 24 horas por dia em todo o território da unidade, tendo sido ampliado, em 2023, o número de rondas feitas diariamente. Em casos suspeitos, é realizada uma abordagem e, se necessário, revista. Nas unidades do interior, equipes de segurança também foram garantidas.

Em setembro de 2023, foi lançado o Botão de Emergência, um recurso para reforçar a segurança da comunidade universitária dentro dos campi. O Botão de Emergência pode ser acessado a partir do menu inicial do UECEApp, devendo ele ser utilizado com muita responsabilidade, sempre que necessário, em situações de risco ou violência, acidente ou outras emergências no campus.

Ainda em 2023, foram substituídas 150 lâmpadas de postes de iluminação pública do campus, onde foram instaladas lâmpadas de LED, proporcionando maior sensação de segurança à comunidade.

Para 2024, a iluminação também está entre as prioridades. Além disso, a Uece possui outros projetos voltados para a segurança. Um é voltado para ampliação da vigilância eletrônica, aperfeiçoando o que já existe no campus. Para isso, será feita licitação e contratação. Outro projeto visa à urbanização do entorno da lagoa, favorecendo a prática de atividades realizadas pela comunidade interna e externa, fortalecendo o papel da universidade pública e gratuita, no que se refere à extensão universitária e à integração da comunidade do entorno com a instituição.