Noite de brilho acadêmico marca a Colação de Grau dos cursos da Uece em Fortaleza
25 de outubro de 2024 - 12:13
Alegrias, sorrisos e emoções marcaram a cerimônia de Colação de Grau 2024.1 da Universidade Estadual do Ceará (Uece), realizada na última quarta-feira (23), no Palatium Buffet. A alegria reinante era dos 229 novos profissionais que ali se formavam por uma das melhores universidades estaduais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, bem como de seus familiares e amigos, que se emocionaram ao ver quem tanto amam realizando um sonho, uma conquista. Neste dia, colaram grau os então estudantes dos cursos vinculados aos Centros de Humanidades (CH), Ciências da Saúde (CCS), Ciências e Tecnologia (CCT), Estudos Sociais Aplicados (Cesa) e Educação (CED). Além das emoções reinantes, o semblante de felicidade e de gratidão era visível em todos os presentes durante toda a solenidade de outorga de grau, especialmente durante o discurso da representante dos formandos, Marília Sobral Souza, concludente do curso de Química.
A concludente agradeceu: “A Uece não representou apenas uma instituição de ensino superior, mas nossa segunda casa. Uma universidade com pessoas das mais variadas personalidades e realidades diferentes, mas que juntas compõem o 1º lugar entre as estaduais do Norte e Nordeste do país no indicador Ensino e Ambiente de Pesquisa, segundo o ranking Times Higher Education (THE) 2024/2025.”
A formanda Marília Sobral citou ainda Paulo Freire, em sua obra Pedagogia da Autonomia (1996): “ O educador se eterniza em cada ser que educa’. Sendo assim, dedicamos um agradecimento especial a todos os professores que tivemos; eles foram nossa inspiração e nossos maiores incentivadores. Com uma dedicação ímpar, deixaram uma marca indelével em nossas vidas. Agradecemos também aos familiares e amigos que se fizeram presentes durante todo o período intenso de estudos. Sem o apoio e a compreensão de vocês, nada disso seria possível. Vocês são nossas raízes, nosso coração e nosso refúgio”, afirmou a nova profissional de Química.
O representante do corpo docente, professor Paulo Roberto de Lavor Porto, vinculado ao Colegiado do curso de Ciências Biológicas, destacou: “Nossa instituição vem crescendo e vocês fazem parte desse crescimento. E, para crescer, é preciso compromisso, trabalho diário, resiliência, engajamento e, acima de tudo, amor por ela e pelo que fazemos. Mas também, esse crescimento nos traz responsabilidades e fidelidade a esta instituição. Hoje vocês podem dizer com orgulho que se graduaram na Uece. Esta jovem universidade, que vai chegar aos seus cinquenta anos, resiste, luta e oferece uma educação pública, gratuita e de qualidade.”
O reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, celebrou a formação de 229 novos graduados, destacando a importância desse momento na vida dos estudantes: Hoje, vocês encerram um ciclo e iniciam outro, ainda mais desafiador. Cada um de vocês sai daqui com a missão de transformar o mundo ao seu redor, munidos de conhecimento e senso crítico. A sociedade espera que vocês, formados pela Uece, sejam agentes de mudança, capazes de enfrentar os desafios com ética, responsabilidade e competência. O reitor também destacou a importância da Uece na democratização do acesso ao ensino superior em todo o estado: Estamos presentes em mais de 50 municípios cearenses, levando educação de qualidade para além das fronteiras da capital. Essa interiorização é fundamental para garantir que todos, independentemente de onde vivem, tenham a oportunidade de acessar o ensino superior. A Uece tem um compromisso com o desenvolvimento das regiões mais remotas do estado, promovendo a inclusão e o desenvolvimento local.
O professor Hidelbrando lembrou ainda que cada concludente da Uece alcançou sua trajetória de sucesso “após superar as barreiras com coragem e com o apoio da rede familiar e de amigos. A Uece tem orgulho e satisfação de ter sido o meio de alcançar a sonhada conclusão do ensino superior. É essa universidade que os formou, queridos concludentes. É essa universidade que, em menos de 50 anos, se tornou um patrimônio do povo do Ceará. Da mesma forma que nós nos orgulhamos muito da trajetória de vocês, queremos que vocês se orgulhem muito do diploma que receberam e se orgulhem muito da instituição que os formou. Defendam essa instituição no dia a dia, no seu cotidiano profissional. Porque essa instituição é a instituição de todos nós. É uma instituição do povo do Ceará!”, finalizou o reitor, pontuando que o Hospital Universitário da Uece trará mais orgulho para a instituição e deve ser inaugurado em 2025, integrando-se como equipamento de ensino dos cursos da área da saúde existentes na instituição.
A solenidade de colação de grau foi abrilhantada com uma apresentação musical que emocionou a todos os presentes pelo Grupo de Violonistas (Gruvi da Uece), formado por Cindy Laura, Joel Lisboa, Gustavo Silvestre e Ruan Sales, com a participação de um quinto integrante – o voluntário Ruan Lobo, que é bolsista do Coral da Uece.
A mesa de trabalho da Outorga de Grau, presidida pelo reitor Hidelbrando Soares contou com as presenças do vice-reitor Dárcio Teixeira; do representante da Secitece, Candidato Bezerra Neto; da pró-reitora de Politícas Estudantis, Mônica Cavaignac; da pró-reitora de Extensão, Anezilany do Nascimento; diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados, Joaquim Neto Cisne; diretora do Centro de Educação, Edite Colares; diretora do Centro de Humanidades, Adriana Duarte Barros; coordenadora do curso de Enfermagem, Edna Camelo Chaves; coordenador do curso de Ciências Biológicas, Paulo Roberto Porto; demais convidados, coordenadores de cursos, familiares e amigos dos concludentes.