NIT e Renorbio realizarão curso sobre patentes com foco no setor farmacêutico
29 de abril de 2014 - 10:31
Estão abertas as inscrições para o curso “Busca, Análise e Uso Estratégico de Patentes Com Foco no Setor Farmacêutico”, promovido pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO) e pela Axonal, com apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Inovação Farnmacêutica (INCT-if), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de diversas instituições.
Com seis horas de duração, o curso será ministrado no dia 19 de maio, das 8h30 às 16h30), no Auditório Paulo Petrola (Auditório da Reitoria), no Campus do Itaperi. O objetivo é o compartilhamento de conhecimentos práticos sobre busca, análise e uso estratégico de patentes, com foco no Setor Farmacêutico. Além da revisão de fundamentos, o curso também discorrerá detalhadamente sobre ferramentas, fontes de informações e táticas específicas para a área farmacêutica.
Seu conteúdo foi desenhado para profissionais que precisam decidir ou apoiar o processo de decisão, em projetos envolvendo tanto produtos genéricos como inovações incrementais, disruptivas ou de novas plataformas. Não será exigido conhecimento prévio.
O curso abordará conceitos básicos sobre patentes e a aplicação de patentes e informações contidas em patentes, para a geração de inovações e novos negócios, incluindo:
• Revisão de fundamentos sobre patentes e sua aplicação prática em negócios.
• Uso estratégico de patentes e informações patentárias
• Ferramentas e técnicas de busca e análise de informações patentárias
• Fontes, sistemas de busca e análise de informações, com foco na área farmacêutica.
• Exemplo de roteiro de análise preliminar de cenário patentário, para o desenvolvimento de combinação de dose fixa de fármacos já conhecidos.
• Fechamento e discussão de casos a serem trazidos pelos participantes.
Quem ministrará o curso será Henry Suzuki, farmacêutico bioquímico graduado pela FCF-USP e pós-graduado em administração de empresas pela ESPM. Ele é agente da propriedade industrial e do Questel Orbit, Inc na América do Sul e já realizou centenas de estudos de liberdade de comercialização e apoiou o desenvolvimento de dezenas de produtos e tecnologias na área Farmacêutica.