NAH/Uece divulga nota de pesar pelo falecimento da estudante da UFPI

30 de janeiro de 2023 - 15:30 #

O Núcleo da Acolhimento Humanizado às Mulheres em Situação de Violência na Universidade – NAH, da Universidade Estadual do Ceará – UECE, manifesta profunda tristeza e desalento pelo estupro seguido de morte, da estudante Janaína da Silva Bezerra, uma jovem negra do curso de Jornalismo, da Universidade Federal do Piauí – UFPI, de 21 anos. O fato ocorreu no  dia 28 de janeiro de 2023.

A jovem participava de uma calourada de recepção a novos(as) estudantes, momento de celebração e boas-vindas, quando foi estuprada e assassinada por outro estudante da mesma Universidade, em uma sala daquela instituição.

Janaína era a primeira da família a adentrar os muros de uma Universidade e com o seu possível estrangulamento, foram sufocados também os sonhos de toda a sua família.

A professora da UECE, Paula Brandão, piauiense, a professora Teresa Esmeraldo, a professora Socorro Osterne e todas do Coletivo gestor do NAH, prestam os sentimentos de pesar e solidariedade aos familiares de Janaína, bem como a todas(os) as(os) amigas(os) da estudante.

É necessário enfatizar que a criminalização não é da festa em si, mas de toda uma lógica patriarcal, racista e misógina, que alimenta a cultura do estupro, deixando os corpos de jovens mulheres à mercê da mais vil de todas as violências, mesmo num espaço de construção de saberes e formação.  De acordo com informações dos meios de comunicação, o suspeito já foi identificado e preso em flagrante.

Cotidianamente, nos deparamos com relatos de estudantes que não se sentem seguras para pegar um ônibus, chegar à sala de aula ou voltar para suas casas.  É preciso discutir e romper com o ciclo de violência e assassinato de nossas jovens, que padecem as penas por buscarem equidade de gênero em espaços ainda hostis e irascíveis para mulheres.