NAAI/Uece recebe visita institucional da Secretaria de Direitos Humanos do Ceará

23 de fevereiro de 2024 - 16:39

#PraTodosVerem A foto mostra as coordenadoras Marisa Aderaldo (NAAI) e Estrela (SDHCE), ladeadas por parte de suas respectivas equipes. Com destaque, à frente da mesa, estão algumas ferramentas assistivas para auxílio de pessoas com deficiência visual.

Duas representantes da Secretaria dos Direitos Humanos do Estado do Ceará – Célula de Relações Institucionais, Articulação e Acompanhamento da Política Pública para Pessoas com Deficiência estiveram, nesta sexta-feira (23), em visita ao Núcleo de Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência (NAAI) da Uece, no campus Itaperi, para conhecer as instalações do Núcleo e oferecer acompanhamento para as demandas dessa comunidade.

Na ocasião foi informado pela coordenadora do NAAI, professora Marisa Aderaldo, o atual quantitativo de alunos PcD matriculados e o serviço que é oferecido aos discentes e docentes, a fim de garantir a permanência no Ensino Superior em condições equânimes.

A psicóloga Estrela Rodrigues, orientadora da Célula de Relações Institucionais, Articulação e Acompanhamento da Política para Pessoas com deficiência, e a auxiliar administrativa Evilânia Silva dos Santos, puderam conhecer algumas das ferramentas assistivas que a equipe do NAAI utiliza para acessibilizar materiais didáticos para uso dos alunos cegos, bem como variados trabalhos cotidianos junto aos alunos surdos, com mobilidade reduzida, deficiência física, deficiência intelectual ou transtorno do espectro autista.

A visita foi considerada muito produtiva por ambas as partes, com resultado de um compromisso permanente em prol do incremento à inclusão e acessibilidade.