NAAI/Uece realiza formação sobre acessibilidade e inclusão

13 de dezembro de 2021 - 11:18 # #

Nos dias 9 e 10 de dezembro, o recém-criado Núcleo de Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência da Universidade Estadual do Ceará (NAAI/Uece) promoveu um encontro de acolhida a seus atuais componentes: 2 audiodescritores, 12 intérpretes de Libras, 14 auxiliares técnicos-administrativos e 4 bolsistas, presentes para um momento de formação, que contou com a presença de especialistas da própria Uece, em cujas falas apontaram a importância da construção de uma universidade aberta à inclusão.

A programação foi dividida em dois momentos. No primeiro dia, a professora Marisa Aderaldo, assessora do Núcleo, fez um breve histórico sobre a consolidação do projeto de acessibilidade na UECE. Em seguida, a professora Renata Russo (CED/Uece) abordou a temática “História e política da educação especial: da exclusão à inclusão”.

No segundo dia, coube ao professor José Marcos Rosendo (FAFIDAM) apresentar o tema “Língua Brasileira de Sinais: repensando a inclusão dos surdos”, refletindo sobre as ofertas de disciplinas de LIBRAS para os cursos da UECE e sua importância na formação de futuros docentes. Em seguida, para abordar a audiodescrição, o convidado externo, professor Klístenes Braga, compartilhou reflexões a partir de sua tese sobre a acessibilidade visual em videoaulas.

Os participantes do NAAI Lucas Santos e Jaqueline Falcão fizeram a apresentação da palestra “Tecnologia assistiva para as pessoas com deficiência: ferramentas para o processo de ensino e aprendizagem no ensino superior”, como parte do trabalho que apresentaram na Semana Universitária relativo à confecção artesanal de ferramentas assistivas.

O treinamento está disponível nos links abaixo:

Link 1

Link 2

#DescreviPraVoce Print de captura da tela de computador no momento de apresentação da bolsista Jaqueline Falcão. Slide com fundo preto e letras bancas, brasão da UECE à esquerda e símbolo de acessibilidade da ONU, um círculo e dentro dele linhas que formam o corpo humano. Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão – NAAI. Título da palestra: Tecnologia Assistiva para as pessoas com deficiência: ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem no ensino superior. Ministrantes: Francisco Lucas dos Santos Brito e Jaqueline Falcão Silva. No lado direito da tela duas participantes do evento com câmeras abertas e os demais com as câmeras fechadas.