Na Uece, MCTI anuncia liberação de 27 milhões para Programa C-Jovem

7 de novembro de 2023 - 10:34

Ocorreu na tarde desta segunda-feira, 6 de novembro, cerimônia de anúncio de recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para o projeto C-Jovem do Governo do Estado. O evento, realizado no salão nobre dos Órgãos de Deliberação Coletiva na reitoria da Universidade Estadual do Ceará (Uece), contou com a presença do secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda, da Secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Sandra Monteiro, do vice-reitor em exercício da reitoria, professor Dárcio Teixeira, além de representantes do IFCE, Instituto Atlântico e entidades parceiras.

O MCTI destinará mais de 27 milhões de reais para a iniciativa, direcionando mais de 12 milhões para a Universidade Estadual do Ceará. Com esses investimentos, o projeto C-Jovem garantirá a capacitação de 8.400 alunos em diferentes estágios de formação, oferecendo trilhas de capacitação técnicas e de habilidades sociais, no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Nesta primeira fase do projeto, a Uece e o Instituto Atlântico ficaram responsáveis por juntos ofertar as tecnologias Ciência de Dados e Desenvolvimento Fullstack para 4.400 alunos (3.200 alunos capacitados pela Uece e 1.200 pelo Instituto Atlântico). Já o  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) ofertará cursos de Infraestrutura de Redes 5G, Computação em Nuvem e Programação iOS, atendendo um total de 3 mil alunos.

O Secretário do MCTI, Inácio Arruda, resgatou brevemente o histórico do programa que, nos seus primórdios chama-se E-Jovem, sendo uma iniciativa totalmente cearense: “Desta importante iniciativa, o Ceará já colheu muitos frutos, e com satisfação hoje anunciamos a liberação de 27 milhões de reais para o projeto C-Jovem. Essa alocação de recursos reflete o compromisso do MCTI com a educação e a formação de nossos jovens em um setor tão promissor como o das tecnologias da informação e comunicação. Com esses investimentos, buscamos capacitar jovens em busca de conhecimento e qualificação, preparando-os para uma carreira de sucesso e promovendo o desenvolvimento do Ceará e do Brasil”, pontua o secretário.

O  Governo do Ceará, através da Secitece, tem investido em políticas públicas que fortalecem a educação e a formação de jovens em diversos setores como o das tecnologias da informação e comunicação. “Capacitar jovens em busca de conhecimento e qualificação, promovendo o desenvolvimento do Ceará e do Brasil”, frisou a secretária Sandra Monteiro.

O reitor em exercício, professor Dárcio Teixeira, enaltece a parceria firmada entre Uece, IFCE, Instituto Atlântico e demais instituições parceiras nessa empreitada: “Essa parceria para o desenvolvimento do projeto C-Jovem só tem a dar certo. Vamos formar mais de 8 mil jovens ensinando-os não apenas técnicas, mas também habilidades sociais, dando oportunidades de melhoria de vida e empregabilidade”, finaliza.

Também estiveram presentes à cerimônia, o Chefe de Gabinete da Reitoria da Uece, professor Altemar da Costa Muniz; representando o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), professor Wally Menezes, o professor Jarbas Rocha; representando o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Uece, a servidora Paula Rolim; o coordenador da Agência de Inovação da Uece, professor Jefferson Teixeira; representando o coordenador do curso de ciências da Computação da Uece, professor Valdisio Viana; o coordenador do programa de pós-graduação em computação da Uece, professor Paulo Henrique Maia; o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação da Uece, professor Francisco Carlos de Mattos; o presidente do I-Rede, professor Antônio de Barros Serra; o vice-presidente executivo do I-Rede, senhor Claudio Fortier; o diretor comercial do I-Rede, senhor Alisson Baima; o gerente de projetos do LDS-LABS do I-Rede, senhor Mitchel Bomfim; gerente de portfólio do Instituto Atlântico, senhora Gabriela Campos; secretário executivo de comércio, serviço e inovação, senhor Fábio Feijó e demais autoridades do IFCE, I-Rede, Fecomércio, FIEC, Iracema Digital, Instituto Atlântico, SEDUC, ETICE, ITIC e Grupo Secrel.