Museu de História Natural do Ceará/Uece completa quatro anos com atividades em Pacoti

1 de setembro de 2023 - 17:35

O Museu de História Natural do Ceará Professor Dias da Rocha (MHNCE), vinculado à Universidade Estadual do Ceará (Uece), comemorou, de 22 a 27 de agosto, seus quatro anos de existência, com exposição aberta ao público e atividades de educação ambiental para todas as idades. O evento aconteceu na sede do museu, que fica no Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia da Uece, em Pacoti.

O acervo expositivo contou com dezenas de exemplares da fauna e flora, predominantemente do Ceará, além do acervo histórico de Dias da Rocha, fósseis e animais extintos ou em risco de extinção. As atividades educativas estavam distribuídas ao longo do campus e o público teve oportunidade de tocar e tirar fotos com exemplares na selfie animal, participar de jogos interativos tais como jogos da memória, jogos de tabuleiro, dominó histórico, adivinhação, pinturas, caça-palavras, entre outros. Todas essas atividades tiveram a intenção de conscientizar o público sobre a importância da preservação da fauna e flora da Serra de Baturité e do Ceará como um todo.

No dia 24, em cerimônia, o coordenador do projeto e professor da Uece, Daniel Cassiano, falou da importância do projeto do Museu. Os curadores Marco Crozariol, Rodrigo Gonzalez e Sheila Fernandes atualizaram os convidados das atividades do MHNCE durante esses quatro anos. O reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, encerrou a cerimônia com uma fala sobre as atividades de ensino, pesquisa e extensão da instituição, ampliação dos campi da Uece no interior do Estado e a importância da continuidade do MHNCE. Estiveram também presentes na cerimônia, o vice-reitor da Uece, professor Dárcio Teixeira; o secretário executivo da SEMA, Fernando Bezerra; o prefeito de Pacoti, Marcos Norjosa; e a secretária de Educação de Pacoti, Maraline Rocha; além de representantes da Gestão da APA da Serra de Baturité, ONG Aquasis, BPMA, Secult, entre outros.

Durante os seis dias do evento, o número de visitantes à exposição do MHNCE ultrapassou 1.500 pessoas, de 23 cidades. Destes, 1.098 eram estudantes dos mais diversos níveis (Pré-escola, Ensinos Infantil, Fundamental I e II, Médio, EJA e Superior) das esferas estaduais, municipais, federais e privadas, além de outros grupos tais como: Agentes Jovens Ambientais (SEMA), Núcleo de Cidadania de Adolescentes de Acarape (NUCA), crianças e adultos do Centro de Atenção Psicossocial de Pacoti (CAPS) e Pró-Jovem (Pacoti).

Fruto de uma parceria entre Uece, Museu Nacional (UFRJ) e Secretaria da Cultura do Ceará, o MHNCE teve seu protocolo de intenções assinado em 23/08/2019, data considerada como sua criação. Naquele momento, o MHNCE iniciou suas atividades com um acervo de 1.600 espécimes e o projeto de restauro e manutenção do acervo histórico do naturalista Francisco Dias da Rocha, pertencente ao Museu do Ceará.

Embora o MHNCE tenha iniciado suas atividades praticamente durante a pandemia Covid-19, após esses quatro anos de existência, o Museu teve um crescimento bastante significativo. Atualmente, o MHNCE possui mais de 12 mil exemplares da fauna e flora, em sua maioria do Ceará, representando um crescimento de 650% nesse período. Já passaram pelo MHNCE mais de 60 voluntários das mais diversas áreas da Graduação e Pós-graduação (Biologia, Veterinária, Agronomia, Pedagogia e História).

O Museu de História Natural do Ceará Prof. Dias da Rocha é uma instituição majoritariamente voltada à pesquisa e por isso ainda não possui uma exposição permanente aberta ao público.