Museu de História Natural do Ceará participa da Semana da Biodiversidade e Mata Atlântica

2 de junho de 2023 - 08:59 # # #

Ocorreu no sábado, 27 de maio, o evento de encerramento da Semana da Biodiversidade e Mata Atlântica 2023 da Secretaria de Meio Ambiente do Ceará (SEMA) com a participação do Museu de História Natural do Ceará (MHNCE), equipamento vinculado à Universidade Estadual do Ceará (Uece) situado no Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia de Pacoti.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da conservação ambiental e consequente preservação da biodiversidade nesses ambientes, foram realizados pela SEMA diversos eventos de educação ambiental em Fortaleza e outras cidades. Dentre as ações de encerramento da semana, na manhã de sábado, houve uma blitz educativa nas sedes do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente e no Refúgio de Vida Silvestre Periquito cara-suja, no município de Guaramiranga.

Participaram do evento, além do Museu de História Natural do Ceará, atores locais que atuam na causa ambiental, dentre eles APA da Serra de Baturité, ONG Aquasis e Batalhão de Polícia Militar Ambiental. Durante a ação, os participantes foram informados da importância da Mata Atlântica e da conservação da biodiversidade e convidados a visitar a exposição do acervo do MHNCE contendo plantas, aves, mamíferos, insetos e cobras. Dos mais de 11 mil exemplares que fazem parte do acervo do MHNCE, cerca de 130 estavam expostos ao público.

Dentre as espécies apresentadas, pode-se destacar a malha-de-fogo (Lachesis muta), uma serpente que foi classificada como criticamente em perigo no Ceará e sua biologia está sendo estudada pela equipe do MHNCE, o periquito cara-suja (Pyrrhura griseipectus), espécie ameaçada de extinção e que há cerca de 10 anos não chegavam a 100 indivíduos, mas que hoje, graças ao esforços de conservação da ONG Aquasis, possui uma população com cerca de 1000 indivíduos na serra de Baturité, espécie que está sendo geneticamente estudada pelo MHNCE. Entre os insetos, chamou a atenção dos participantes o besouros serra-pau pelo tamanho do seu corpo e longas antenas e por fim todo o  charme dos coloridos das borboletas.

Alunos da EMEF São Luís, de Pacoti assistiram palestras sobre as atividades de conservação realizadas na Serra de Baturité, fizeram trilha e realizaram o plantio de mudas junto com o Secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna, Gustavo Vicentino, e a Secretária de Meio Ambiente de Guaramiranga, Natália Correia. Ao todo, foram distribuídas 250 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica (ipês roxo e amarelo, cedro, jatobá etc.) e, aproximadamente, 200 pessoas participaram do evento e visitaram a exposição.

O dia 27 de maio também é celebrado como o dia da Mata Atlântica, que é um bioma predominante na costa do Brasil e devido a sua localização, que favorece a ocupação humana, está criticamente ameaçado, restando hoje apenas 6% da sua cobertura original. No Ceará, a Serra de Baturité possui uma região de mata atlântica, a qual é protegida dentro da APA da Serra de Baturité, que abrange áreas florestais de oito municípios em cotas acima de 600m.