Mulheres e meninas na Ciência: pesquisadoras da Uece são homenageadas na CMFOR

14 de março de 2025 - 11:56

 

A Câmara de Fortaleza realizou na noite desta quinta-feira, 13, no Plenário Fausto Arruda, uma solenidade em alusão ao Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado anualmente, em 11 de Fevereiro. A sessão solene foi presidida pela propositora da homenagem, vereadora professora Adriana Almeida, em nome do presidente da Casa, vereador Leo Couto.

Na ocasião, 20 pesquisadoras foram homenageadas, entre elas, as professoras da Uece, Ana Paula Rodrigues, Thereza Magalhães, Sofia Lerche Vieira e Francisca Rejane Bezerra Andrade, que no ato foi representada pela professora Mônica Duarte. As docentes receberam certificados de reconhecimento por se destacarem em suas atividades em função do desenvolvimento da pesquisa e da ciência.

A vereadora Adriana Almeida destacou a realização da solenidade como meio para estimular o avanço das mulheres nas diversas áreas da ciência e a contribuição dessas mulheres no desenvolvimento da sociedade. “No dia 11 de fevereiro, a gente comemora o Dia das Mulheres e Meninas nas ciências e hoje estamos realizando esta sessão solene para homenagearmos todas essas mulheres que, nas diversas áreas de saber, estão aí contribuindo para o desenvolvimento do País e do mundo. Então a gente vem celebrar essa data com mulheres que têm desempenhado um papel nas ciências sociais, nas tecnologias. A sessão divulga não só a ideia, mas a ação e a possibilidade de que as mulheres podem estudar, entrar nessas áreas da ciência, ter total sucesso e ocupar os seus cargos. Quando vemos uma mulher empoderada desse jeito, a gente se empodera também.”

Representando as homenageadas, a vice-reitora da UFC, professora Diana Cristina Silva de Azevedo enalteceu a contribuição que as solenidades realizadas em casas legislativas podem dar para o ingresso mais precoce de meninas e mulheres nas áreas da ciências. “As casas legislativas celebrarem essas datas é muito emblemático, por serem formadoras de opinião… Sessões solenes como essa são muito importantes para dar visibilidade a pessoas que tiveram toda uma trajetória, que começaram uma área de pesquisa. Então, é uma inspiração. Através desse movimento, a gente passa a ter maior visibilidade, já no nível da educação básica, esse foi um dos motivos da criação da data”.

Estiveram também presentes no evento, a deputada estadual Larissa Gaspar; a presidente da Academia Cearense de Ciências, professora Selene Maia de Moraes, e o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), professor Raimundo Costa Filho.

Com informações da Câmara Municipal de Fortaleza
Fotos: Samuel Mattos e CMFOR