Morre ex-reitor da Urca e da Uva e professor aposentado da Uece, José Teodoro Soares

18 de agosto de 2016 - 14:12

Faleceu na manhã desta quinta-feira, 18 de agosto, o ex-reitor das Universidades Regional do Cariri (Urca) e Estadual Vale do Acaraú (Uva) e docente aposentado da Universidade Estadual do Ceará (Uece), José Teodoro Soares. O professor faleceu aos 76 anos, após aprofundamento de vários problemas de saúde.

José Teodoro Soares foi reitor da Uva no período de 1990 a 2006 a convite de seu antecessor, o cônego Sadoc de Araújo. Sua primeira missão no cargo foi de conseguir o reconhecimento da Universidade pelo Ministério da Educação (MEC). Depois disso, a Uva foi expandida, tendo o número de cursos e de alunos multiplicado. O educador, sociólogo e teólogo foi também reitor da Urca pelo curto período de 1987 a 1990, antes de assumir a reitoria da Uva.

Na Uece foi docente por 45 anos, lotado no curso de Administração, pertencente ao Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa). Professor Teodoro ingressou na Uece antes mesmo dela existir, lecionando, desde 1971, na Escola de Serviço Social e na Faculdade de Filosofia, que foram, posteriormente, agregadas à nossa Instituição. Em 2014 recebeu da Uece, das mãos do reitor Jackson Sampaio, a Medalha de Mérito Reitor Antônio Martins Filho.

Em 2006 ingressou na carreira política. “Cumprindo uma vocação antiga e com o estímulo de amigos e correligionários”, como relatou em seu site, José Teodoro candidatou-se a deputado estadual. Nas eleições de 2014 foi reconduzido à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

A Administração Superior da Uece manifesta profundo pesar pelo ocorrido e se solidariza com parentes e amigos do professor e deputado.