Faculdade de Veterinária da UECE inicia comemorações de seu Jubileu de Ouro

1 de abril de 2013 - 20:13 #

Uma Missa Gratulatória abre as comemorações dos 50 anos de criação da Faculdade de Veterinária (FAVET) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), às 8h desta quarta-feira (03), Auditório Paulo Petrola da Reitoria, no Campus do Itaperi. A diretoria da FAVET convida a comunidade ueceana para as festividades do jubileu de ouro, cuja programação se estenderá ao longo de todo o ano. Após a Missa, os presentes serão convidados a se dirigirem ao saguão da Reitoria para as homenagens que a FAVET prestará a seus fundadores, ex-diretores, ex-coordenadores e ex-professores.

Em seguida, no mesmo local, haverá uma exposição de banner com os nomes dos formados de 1966 a 2012, e a mostra dos nomes das famílias veterinárias, ou seja, parentes que se tornaram veterinários e por isso são chamados de famílias veterinárias. Na ocasião, a Diretoria e a Coordenação da FAVET, responsáveis pelos trabalhos dos festejos, convidarão os presentes para partir o bolo do Jubileu de Ouro e fazer um brinde de aniversário.

Colecionar vitórias já faz parte da história da Faculdade de Veterinária da UECE. A comemoração da nota 6, como resultado de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), dá o brilho dessa coleção. A FAVET abriu 2013 celebrando a abertura de mais um ano letivo do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinária (PPGCV) da UECE. As atenções, agora, estão voltadas para os festejos dos 50 anos de fundação da Faculdade de Veterinária da UECE que, ao longo desse tempo, vem construindo uma história de dignidade, com os seus profissionais atuando em diferentes campos de trabalho da Medicina Veterinária, contribuindo para o crescimento e bem-estar da sociedade. A FAVET, nesses 50 anos, já formou 1.376 profissionais e conta, hoje, com 338 alunos matriculados.

Como nasceu a FAVET

A FAVET foi fundada em 1963, pelo professor Sylvio Barbosa Cardoso, já falecido, que era o mais antigo veterinário do Ceará, também, seu primeiro coordenador. A Fazenda Experimental do Ministério da Agricultura, que teve como um de seus idealizadores o professor Sylvio Cardoso, virou Campus do Itaperi da UECE pela ação corajosa dos alunos do Curso de Medicina Veterinária, que, com garra e raça ocuparam a Fazenda Experimental. Assim, a pequena comunidade dos tempos idos da FAVET foi a primeira a aportar nessas terras.

Fonte / Informações: (85) 3101-9855