Minicurso online de escrita científica reúne 120 alunos de 15 estados e diversas áreas da saúde

20 de maio de 2025 - 08:24

A Liga Acadêmica de Transplantes e Medicina Intensiva (LATMI), vinculada ao curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e orientada pelo professor Vicente Bruno e pela professora Ivelise Brasil, promove o minicurso “Dominando a Escrita Científica”, realizado no formato online entre os dias 12 e 28 de maio, com a participação de mais de 120 estudantes de todas as regiões do Brasil.

Com abordagem técnica, acessível e interdisciplinar, o curso reúne docentes da Uece e de instituições parceiras, oferecendo uma trilha formativa que vai desde os fundamentos da escrita científica até os métodos mais avançados de revisão e divulgação do conhecimento.

O curso é composto das seguintes disciplinas:

Introdução à Escrita Científica – Prof.ª Cidianna Melo (Uece – Fascisc)

Epidemiologia e Bioestatística – Prof. Maia Pinto (Uece – Fortaleza)

Escrita de Resumos para Congressos – Prof. Thomaz Oliveira (Uece – Faec)

Revisão Narrativa – Prof.ª Cidianna Melo(Uece – Fascisc)

Revisão de Escopo – Prof.ª Fernanda Fontenele (Uece – Fortaleza)

Escrita de Métodos e Apresentação de Resultados – Prof.ª Denise Barguil (Uece – Faec)

Discussão e Conclusão: Construindo a Argumentação Científica – Prof.ª Marina Moita (UVA)

Revisões Sistemáticas e Metanálises – Prof.ª Carla Brandão (Uece – Fascisc)

Divulgação Científica – Prof.ª Quitéria Larissa (UVA)

O minicurso ultrapassou as distâncias regionais e promoveu um espaço de formação compartilhado por estudantes de mais de 15 estados brasileiros, vindos de instituições públicas e privadas, e atuantes em diversas áreas da saúde. A diversidade de participantes inclui estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Ciências Biológicas, Farmácia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e do Mestrado Acadêmico em Transplantes.

Essa multiplicidade de formações contribuiu para uma experiência rica em trocas interdisciplinares, que fortalece o compromisso da LATMI com a produção científica qualificada e com o cuidado centrado nas pessoas e nas evidências.

Instituições participantes

Ceará:

Universidade Estadual do Ceará (Uece)

Universidade Federal do Ceará (UFC)

Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Unichristus

Unifametro

Estácio Idomed

Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Uninassau

Unifanor

Outros estados:

Universidade Feevale (RS)

Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL – MA)

Universidade de Mogi das Cruzes (SP)

Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP – SP)

Universidade de Vassouras (RJ)

Universidade de Pernambuco (UPE – PE)

Faculdade de Medicina de Barbacena (MG)

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES – ES)

Universidade Federal de Uberlândia (UFU – MG)

Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar – PI)

Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF – PE)

Como ação de extensão, o projeto demonstra que é possível ensinar, integrar e produzir conhecimento com qualidade e alcance, mesmo a partir de experiências locais. A realização do minicurso evidenciou o importante papel da Liga na formação de profissionais de saúde que reconhecem a importância da ciência para a prática clínica e para o desenvolvimento do SUS.