Mestrado em Transplante pioneiro no país é da Uece e tem início no HGF

4 de outubro de 2016 - 12:10

Na tarde da última sexta-feira, 30, no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública do Estado do Ceará, foi realizada a aula inaugural da primeira turma de Mestrado Profissional em Transplantes, promovido em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece). Este será o primeiro Mestrado Profissional em Transplante de Órgãos no Brasil.

O curso tem como objetivo principal desenvolver novas tecnologias, processos e produtos utilizando inovação tecnológica nacional, o que pode proporcionar sustentabilidade ao setor. Durante a abertura do evento, a coordenadora do curso de mestrado, e chefe do transplante hepático do HGF, Ivelise Brasil, enalteceu a iniciativa. “É com muita alegria e satisfação que estamos aqui em mais essa etapa dos transplantes, onde nós vamos contar com professores de alto nível durante esses dois anos”.

alt

Quem também participou da aula inaugural foi a coordenadora adjunta do Sistema Nacional de Transplantes, Patrícia Freire, que destacou que o mestrado “é um marco na história do País, na atividade de transplantes, e para a formação dos nossos profissionais. O Ceará tem tudo para estar nessa trajetória, uma vez que vem desenvolvendo índices cada vez maiores na doação e, consequentemente, nos transplantes”.

O curso foi aprovado em 25 de abril deste ano, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação.  Ao todo, 20 alunos foram aprovados no processo de seleção e as aulas acontecerão quinzenalmente, aos finais de semana, no HGF.

A pró-reitora de pós-graduação e pesquisa da Uece, Nukácia Meyre Silva Araújo, destacou que “é um orgulho pra Universidade ofertar um curso deste porte, pois isso mostra a capacidade acadêmica e também o valor que essa parceria Uece e HGF traz, de retorno para a população”.

alt

O HGF realiza transplantes de rim, fígado, córneas e pâncreas, além de ser também um dos maiores centros de treinamento do País, certificado por portaria interministerial dos Ministérios da Saúde e da Educação como hospital de ensino, atuando na formação de médicos em 26 especialidades.

O Brasil tem hoje o maior sistema público de transplantes do mundo, no qual cerca de 95% dos procedimentos e cirurgias são feitos com recursos públicos. O Ceará, anualmente, fica entre os estados que mais realizam transplantes de órgãos no país, com recordes sucessivos. O último em 2015, quando foram realizados 1.433 transplantes de órgãos e tecidos. Neste ano, foram realizados até sexta-feira, 30 de setembro, 1.202 transplantes de órgãos e tecidos no Estado, sendo 188 transplantes de rim, 24 de coração, 142 de fígado, 3 de pulmão, 56 de medula óssea (39 autólogos e 17 alogênicos), 782 de córnea e 7 de esclera.

Fonte: HGF