Mestrado Acadêmico em Recursos Naturais é destaque na avaliação da CAPES

26 de setembro de 2017 - 13:53 #

O Estado do Ceará possui uma grande diversidade biológica representada pela fauna e flora, e de minerais, presentes em ecossistemas importantes como o Semiárido, Serras e a Costa Marítima, que a despeito da sua relevância ecológica, importância econômica e cultural por seus produtos típicos e potencial inserção na cadeia produtiva, vem sendo drasticamente afetados sob pressão das atividades humanas, sem o uso de tecnologias apropriadas.

A coordenação do curso de Mestrado Acadêmicoem Recursos Naturais(MARENA), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), recebeu com grande satisfação o resultado da avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), onde houve a progressão da nota de três (03) para quatro (04). Com o desenvolvimento da nota de avaliação, cria-se a expectativa em médio prazo de implantação do curso de Doutorado na área recursos naturais.

Para o coordenador do MARENA, professor Carlucio Roberto Alves, o curso consiste na materialização de ações que visam o desenvolvimento sustentável, com foco nos principais desafios à sua implantação e em alternativas possíveis no sentido de contribuir para a minimização dos problemas socioambientais da atualidade.

Dessa forma, busca-se o desenvolvimento sustentável, com o aumento de uso de recursos naturais renováveis, combate à fome, mudanças nos padrões de consumo, equidade social, respeito à biodiversidade e inclusão de políticas ambientais no processo de tomada de decisões econômicas, são alguns de seus princípios. Inclusive, propõe-se que se destinem áreas de preservação, por exemplo, em ecossistemas frágeis, com um grande número de espécies endêmicas e/ou em extinção, dentre outros.

Neste sentido, torna-se imperativa a participação da Universidade, através da implantação e consolidação de Programas de Pós-Graduação com perfil multidisciplinar, geradores de pesquisa contextualizada capaz de superar as limitações das áreas de conhecimento, e contribuir para o atendimento à demanda de formação de mão-de-obra qualificada capaz de induzir políticas públicas regionalizadas e responsáveis, sem perder de vista a dimensão universal do conhecimento.

O Programa atende, e atenderá ainda mais com o Doutorado, os anseios de egressos de cursos superiores das áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências Agrárias, Ciências e Tecnologia de Alimentos, tanto de Universidades Públicas como Privadas.

O atual Mestrado conta com duas importantes linhas de pesquisa, com projetos de auxílio financeiro de Docentes aprovados em Órgãos fomentadores de pesquisa (FUNCAP, CNPq, CAPES, FINEP, Petrobras, Embrapa, Ministério da Saúde): (a) Monitoramento de Recursos Naturais e (b) Aproveitamento de Recursos Naturais.