MEPGES/Uece lança periódico científico Gestão & Cuidado em Saúde

4 de junho de 2024 - 08:36

O Mestrado Profissional em Gestão em Saúde (MEPGES) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou nesta segunda-feira, 3 de junho, dois eventos significativos para a comunidade acadêmica e científica. Foi lançado oficialmente o periódico científico Gestão & Cuidado em Saúde e, em seguida, reinaugurado o laboratório de informática do Núcleo de Pesquisas em Enfermagem e Saúde Coletiva (NUPEINSC). A programação incluiu ainda uma palestra sobre inteligência artificial em pesquisa científica, proferida pelo professor Márcio Mota.

Estiveram presentes o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, o chefe de gabinete da reitoria, professor Altemar Muniz, a diretora do Centro de Ciências da Saúde, professora Samya Coutinho; a coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão em Saúde e editora-chefe do periódico, professora Thereza Magalhães, além de professores e estudantes.

Desenvolvido no primeiro semestre de 2023, o periódico Gestão & Cuidado em Saúde está vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) e ao MEPGES. Este novo veículo de divulgação científica tem como objetivo publicar artigos nacionais e internacionais focados na área da Saúde, com ênfase em gestão e cuidado, políticas de planejamento e novas tecnologias. A revista busca ainda promover o intercâmbio de conhecimentos entre instituições acadêmico-científicas, incentivando a produção científica que contribua para o avanço do conhecimento e estimule novos estudos e pesquisas.

Após o lançamento do periódico, foi realizada a reinauguração do laboratório de informática do NUPEINSC. O laboratório foi modernizado para atender às necessidades dos estudantes e pesquisadores, proporcionando um ambiente de aprendizagem atualizado com as mais recentes tecnologias.
“A modernização do laboratório de informática é um passo essencial para garantir que nossos alunos e pesquisadores tenham acesso às ferramentas necessárias para desenvolver seus trabalhos com excelência”, destacou o Reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares. O espaço requalificado permitirá uma melhor integração dos recursos tecnológicos no processo de ensino e pesquisa, beneficiando toda a comunidade acadêmica.

Encerrando a programação do dia, o professor Márcio Mota ministrou a palestra “Inteligência Artificial em Pesquisa Científica”. O evento atraiu participantes interessados em explorar como a inteligência artificial pode revolucionar a pesquisa na área da saúde. Mota abordou diversas aplicações da IA, desde a análise de grandes volumes de dados até a melhoria na precisão dos diagnósticos médicos.