Mensagem de agradecimento do prof. Hidelbrando Soares

22 de maio de 2020 - 10:10 # # #

Receber a missão de representar uma comunidade acadêmica como a da UECE foi, para mim, um grande presente e, ao mesmo tempo, uma notável responsabilidade. Durante oito anos, estive à frente da Vice-reitoria, cargo que me possibilitou trilhar um caminho de muitos aprendizados. Tenho a alegria e a honra de ter dividido esse caminho com pessoas que assumiram a mesma missão e os mesmos objetivos. Com elas, pude compartilhar as conquistas e as dificuldades da nossa caminhada. Quero aqui destacar meus agradecimentos às equipes que estiveram comigo nesses últimos oito anos, seja na Administração Superior, seja na Intermediária ou na Básica.

Direciono meus mais sinceros agradecimentos ao Prof. Dr. José Jackson Coelho Sampaio pela confiança e pela lealdade estabelecidas em nossa relação. Trabalhar ao seu lado, ao longo desses oito anos, marcou-me positivamente para o resto de minha vida, pois pude trabalhar com um professor, na melhor acepção da palavra, um “intelectual do século XIX”, como costuma dizer, e um democrata que acredita, com todas as suas forças, no poder do diálogo como melhor caminho para a boa gestão e sua humanização. Nossa relação harmoniosa, sincera e marcada pelo permanente aprendizado mútuo me fez crescer como pessoa, como professor e como gestor da nossa UECE.

Também manifesto minha gratidão ao corpo docente, ao corpo discente e aos servidores da Universidade. Serei para sempre grato a todas e a todos pelo apoio e pela confiança que depositaram em mim para defender seus interesses. Agradeço, também, ao SINDUECE, ao SINDESP, ao SINSESC e às organizações estudantis por tudo o que construímos juntos pela UECE e pelos bons debates – sempre respeitosos e sinceros, convergentes ou divergentes – proporcionados ao longo dessa caminhada.

Tenho profundo orgulho de nossos estudantes, pois são a mente, a alma e o coração de nossa universidade, a energia viva e inovadora que não nos deixa envelhecer como instituição. Peço-lhes que jamais duvidem de que são capazes de construir dias melhores. Estamos no meio de uma crise nunca vivenciada nos últimos tempos e, mais do que nunca, somos testados a cada instante.

Está posta à prova a nossa capacidade de nos reinventar, de superar os desafios, de descobrir o que podemos fazer de melhor, bem como de olhar o outro com mais solidariedade e de entender que a verdadeira mudança só acontece com a união de nossas forças. Por isso, peço a todas e a todos que façam de suas decisões cotidianas momentos de sabedoria e superação. O futuro está sendo escrito agora, neste exato momento em que estão lendo minhas palavras.

Concluo essa caminhada como Vice-reitor da UECE, mas permanece a missão, que sempre me foi confiada, de lutar pela educação, em defesa da nossa instituição e da universidade pública e gratuita.

Espero ter sempre em vocês o apoio, a confiança e a dedicação com que me presentearam até hoje. Despeço-me de todas e de todos com os sentimentos de gratidão, de certeza e de esperança renovados. Gratidão por me ter sido permitido fazer a diferença na vida de tantas pessoas. Certeza de ter contribuído com o crescimento, a qualificação e o maior comprometimento de nossa universidade com o povo cearense, pois a UECE encontra-se, hoje, em um novo patamar de reconhecimento público e de credibilidade. E esperança de que, em breve, estaremos juntos, mais uma vez, celebrando as novas conquistas de nossas vidas e da nossa universidade.

Fortaleza, 22 de maio de 2020

Prof. Hidelbrando dos Santos Soares