MEC lança Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento

10 de junho de 2014 - 12:24

A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação lançou, no final de maio, dia 27, uma chamada pública e dois editais do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento. A iniciativa, voltada às instituições públicas de educação superior, federais e estaduais, além de instituições comunitárias, tem por objetivo apoiar até 20 propostas para a criação de cursos de formação de candidatos para processos seletivos de pós-graduação.

De acordo com a titular da Secadi, Macaé Evaristo, o objetivo é propiciar que os novos estudantes do ensino superior se preparem para o ingresso na pós-graduação, em cursos de mestrado e doutorado. As universidades interessadas devem apresentar propostas de cursos de no mínimo 180 horas, em pelo menos duas turmas e duração de até dois anos.

Os editais de seleção para projetos conjuntos de pesquisa entre instituições brasileiras e estrangeiras com modalidades de graduação sanduíche e doutorando sanduíche e de seleção para projetos de cooperação internacional para capacitação de docentes da educação básica apoiarão, ao todo, até 50 projetos de pesquisa. A intenção é propiciar a estudantes selecionados formação em universidades, institutos de educação profissional e centros de pesquisa no Brasil e no exterior. Os editais foram produzidos em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

De acordo com o ministro da Educação, Henrique Paim, o brasileiro está mudando na forma de pensar a educação. “As pessoas estão despertando para reconhecer que a educação é a forma de se ascender socialmente”, afirmou.

Paim destacou que a chamada pública e os editais são ações concretas na redução das desigualdades na educação. “O despertar da sociedade brasileira para a educação tem que ser um despertar acompanhado de inclusão. De nada adianta aumentar as oportunidades se nós não tivermos políticas afirmativas que garantam a todos o acesso à educação”, concluiu.

O Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, criado em novembro de 2013, tem o objetivo de apoiar estudantes e pesquisadores negros, indígenas e pessoas com deficiência com a concessão de bolsas de estudos, além de prestar auxílio na mobilidade internacional de estudantes e pesquisadores e criar canais de cooperação entre grupos de pesquisa brasileiros e estrangeiros.

A pró-reitora de Extensão da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professora Lúcia Helena Fonseca Grangeiro, afirmou que a PROEX, dada a magnitude da iniciativa da Secadi, na formação de nossos alunos, irá trabalhar nas duas frentes para implantar o programa na UECE.

“Vamos incentivar a participação dos nossos alunos no Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, em virtude da sua importância na formação dos discentes, bem como faremos articulações com universidades estrangeiras para que haja esta troca de saberes, este intercâmbio de culturas, de realidades, criando aqui um espaço de aprendizado de outros países”.

Confira o Edital da Secadi, publicado no Diário Oficial da União

Página 1

Página 2

Fonte: Assessoria de Comunicação Social MEC/Secadi

Quem foi Abdias Nascimento

Paulista nascido em Franca em 1914, Abdias Nascimento era artista, intelectual e considerado o maior ativista do movimento negro no Brasil e tornou-se referência quando o assunto é igualdade racial. Em 1944, fundou no Rio de Janeiro o teatro experimental do negro (TEN) que ajudou a romper as barreiras raciais no teatro brasileiro formando a primeira geração de atores negros no país. Na qualidade de primeiro deputado federal afro-brasileiro, dedicou seu mandato à luta contra o racismo e apresentou projetos de lei definindo o racismo como crime e criando mecanismos de ação compensatória para construir a verdadeira igualdade para os negros na sociedade brasileira. Foi também senador da República. Morreu em 2011, no Rio de Janeiro.

Olhando no espelho – 1980

Para a infância negra