Mass tem primeira defesa de dissertação a partir de convênio entre Uece e Seduc

2 de maio de 2023 - 12:10

“Acessibilidade e Inclusão de Pessoas com Deficiência no Contexto da Educação Bilíngue no Instituto Cearense de Surdos (ICES)”, esse é o título da primeira dissertação defendida pelo Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social (Mass) a partir de convênio firmado entre a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc-CE).

A pesquisa é de autoria de Germana Maria de Araújo Lima Rodrigues que, por ser surda, durante todo o curso foi acompanhada por intérpretes do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência (NAAI/Uece). Sob orientação do professor Estênio Ericson Botelho de Azevedo, Germana defendeu sua dissertação no último dia 4 de abril e contou com a presença da docente do curso de Pedagogia Bilíngue Libras/ Português e chefe de Gabinete do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), Patrícia Rezende.

A parceria entre Uece e Seduc constitui a Rede de Cooperação em Pesquisa Uece/Seduc (Recope). Trata-se de iniciativa criada com o objetivo de fomentar ações conjuntas, compatíveis com as respectivas missões institucionais, visando responder aos desafios do estado do Ceará para a elevação do patamar educacional da sua população, com oferta de educação de qualidade em todos os níveis (básico e superior), valorização dos profissionais de educação e incentivo à pesquisa científica como fundamento para a melhoria e qualificação dos serviços educacionais.

Germana Rodrigues, além de ser a primeira a defender sua dissertação a partir da Rede Recope, foi também uma das primeiras mestrandas com deficiência do Mass a concluir o curso. Fernanda Costa, que é pessoa autista, também defendeu recentemente, no dia 3 de abril, sua dissertação, intitulada “Serviços social no judiciário do estado do Piauí: os desafios históricos da instrumentalidade”, sob orientação da professora Cristiane Maria Marinho. Além delas, Josedna Dias e Mariana Hora também foram estudantes e concluíram o Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social, em anos anteriores.