Mais estudantes do stricto sensu da UECE são contemplados por bolsas da Funcap

29 de abril de 2015 - 12:53

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) divulgou segunda-feira, dia 27, resultado do Edital do Programa de Bolsas de Formação Acadêmica, nas modalidades mestrado e doutorado. Foram contemplados com o benefício 158 mestrandos e 64 de doutorandos da Universidade Estadual do Ceará (UECE), o que representa um aumento de 9% no mestrado e 12% no doutorado, sobre 2014.

O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq), professor Jerffeson Teixeira, disse que este resultado é positivo, pois apresenta um crescimento considerável sobre o ano passado, especialmente no doutorado, “que foi melhor ainda”. Em 2014 foram concedidas 145 bolsas para mestrandos e 57 para doutorandos. O resultado também “ajuda a minimizar a demanda atual por bolsas dos programas de pós-graduação stricto sensu de nossa universidade”.

A Funcap concedeu 706 quotas de bolsas de mestrado e 387 de doutorado, beneficiando 97 programas de pós-graduação em dez instituições de ensino superior no Ceará. Em comparação ao edital anterior, houve crescimento de aproximadamente 11,5% no número de quotas de bolsas de mestrado concedidas, enquanto no doutorado o crescimento foi de cerca de 7,8%.

Neste ano, cinco novos programas de mestrado e três novos de doutorado receberão quotas da Funcap. As bolsas serão concedidas pela Fundação sob a forma de quotas institucionais aos programas de pós-graduação. Atualmente, os valores são de R$ 1,5 mil e R$ 2,2 mil para mestrado e doutorado, respectivamente.

O Programa objetiva fortalecer o ensino de Pós-Graduação no Ceará, na sua quantidade, diversidade e qualidade, visando prover o estado de recursos humanos qualificados para a pesquisa científica, tecnológica e para a inovação, de modo a contribuir para o seu desenvolvimento social e econômico.

Veja abaixo o cronograma que os contemplados devem obedecer para receber o benefício:

– Cadastramento de bolsistas novos e renovações: do dia 4 de maio de 2015 até as 17h do dia 15 de maio;

– Entrega da documentação exigida à Funcap: do dia 4 de maio de 2015 até as 16h30 do dia 15 de maio.

Confira tabela dos programas da UECE contemplados com as bolsas da Funcap