Mais de 100 estudantes colam grau em cerimônia especial da Uece
30 de abril de 2025 - 11:59
A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou, na tarde desta terça-feira (29), no Auditório Central do Campus Itaperi, a cerimônia de Colação de Grau Especial, voltada a estudantes que, mediante justificativa, não participaram do evento oficial do semestre 2024.2.
Colaram grau 117 concludentes de cursos vinculados aos Centros de Ciências e Tecnologia (CCT), Ciências da Saúde (CCS), Educação (CED), Estudos Sociais Aplicados (Cesa) e Humanidades (CH), além da Faculdade de Veterinária (Favet) e da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
O evento foi presidido pelo vice-reitor da Uece, professor Dárcio Ítalo Teixeira, que, representando a Reitoria, destacou o marco dos 50 anos da instituição e o papel da universidade na formação de cidadãos críticos e no desenvolvimento da sociedade cearense. “São 50 anos de histórias, desafios e vitórias que ecoam pelos campi, pelos centros e pelas faculdades, representando uma instituição forte, pulsante e intelectual do nosso estado”, afirmou.
O gestor incentivou os formandos a seguirem suas trajetórias com ética, empatia e compromisso social. “O diploma que vocês recebem hoje é mais do que um reconhecimento acadêmico. Ele é um compromisso com a sociedade”, reforçou, citando ainda uma reflexão do poeta Carlos Drummond de Andrade sobre coragem e generosidade como inspiração para o futuro profissional e pessoal dos concludentes.
Na ocasião, os formandos fizeram o juramento oficial, receberam a tão esperada outorga de grau e comemoraram ao lado de familiares e amigos. Entre eles estava Samuel Pereira de Castro, que concluiu sua segunda graduação na Uece — licenciatura em Música — sendo a primeira o bacharelado em Flauta Transversal. “A licenciatura surge também como uma possibilidade de ampliar meus conhecimentos, considerando que atuo como professor de flauta, além de instrumentista”, explica.
Samuel dá aulas para estudantes com necessidades educacionais específicas, como pessoas autistas, e busca oferecer a melhor didática e experiência em sala de aula. “O curso de Música tem me ajudado bastante, principalmente na parte pedagógica. Tive um direcionamento melhor com relação a esses alunos e, ainda, a oportunidade de experimentar nos estágios”, destaca. Com experiência acumulada em projetos de extensão como a Orquestra Transversal e a Banda Sinfônica da Uece, Samuel agora pretende seguir para o mestrado.
A cerimônia contou ainda com a presença das pró-reitoras de Políticas Estudantis, Mônica Duarte; de Pós-graduação e Pesquisa, Ana Paula Rodrigues; e de Planejamento, Helena Araújo, além de diretores de centros, coordenadores de cursos, docentes, familiares e amigos dos concludentes.