Maioria dos estudantes da Uece são oriundos de Escolas Públicas

26 de novembro de 2019 - 14:08

Uece realizou no último dia 15/11 a primeira Fase do maior Vestibular de 44 anos de sua história

O interior do Ceará marcou presença significativa no Vestibular de 2020.1 da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Dos 45.614 candidatos inscritos, 19.476 são de fora da Capital. A parcela representa 42% dos candidatos ao ensino superior público estadual. O número de alunos aprovados em universidades públicas e privadas no ano de 2018 foi 20.207.

Os postulantes disputam 2.534 vagas, sendo 1.268 para os cursos em Fortaleza e 1.266 para os cursos do interior do Estado. Só na capital estavam inscritos 37.138 candidatos e nas unidades da Uece no interior do estado, 8.476 candidatos, que prestaram os exames nos municípios de Quixadá, Limoeiro do Norte, Itapipoca, Iguatu, Crateús, Tauá e Mombaça.

Chrislaine Mendes Castelo, 17, estudante da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Capelão Frei Orlando (EEMTI) de Canindé, “escolhi o curso de Serviço Social, por ter uma perspectiva alta e identificação muito grande com a Uece. A universidade é publica gratuita e de qualidade, possui um corpo docente qualificado. Estou fazendo o vestibular pela primeira vez agradeço a EEMTI onde passo a maior parte do meu tempo, chego às 7h e saio às 17h, bem alimentada.

Isabela Gonçalves, 17, aluna da Escola Estadual de Educação Profissional Pedro de Queiroz Lima, localizada no município de Beberibe, “destaca que o esse pacote de ações é o que fomenta os bons resultados. “Nós entendemos que o Vestibular é importante demais e ele começa desde a preparação da documentação para que o aluno tire logo o que é necessário, a mobilização para a inscrição e, a partir daí, o investimento em palestras, intensivos, a rotina da sala de aula. A Uece tem grandes profissionais e é muito acolhedora, por isso decidi fazer o vestibular aqui”, finalizou o estudante.

Os bons resultados obtidos por outros alunos egressos da escola pública estadual e a preparação que o Estado vem dando aos seus estudantes Pedro Weslley Rocha Alves, de 17 anos, aluno do 3° ano da Escola Estadual de Ensino Profissional Francisco Paiva Tavares, em Caridade, acreditar que no final do ano vai alcançar seu sonho de ingressar no curso de Medicina Veterinária da Uece. “Estou muito confiante e aproveitando as oportunidades para que eu possa dar o meu melhor e tirar uma boa nota no Vestibular. Os docentes da Uece são muitos qualificados.

Para o presidente da Comissão Executiva do Vestibular da Uece, professor Fábio Perdigão, “o número de estudantes vindo do interior teve grande impacto para atingir o recorde de inscritos no certame. Essa mobilização da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) para trazer os alunos das escolas públicas gerou um aumento significativo nas inscrições e aumentou a chance desses jovens ingressarem em uma universidade pública, afirmou Fábio Perdigão.

Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) informou que a Rede Pública Estadual é formada por 728 escolas com o atendimento de mais de 420 mil alunos. Do total de escolas, 252 funcionam em tempo integral com uma matrícula de mais de 80 mil alunos. O tempo integral reúne 122 Escolas Estaduais de Educação Profissional e 130 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Uma em cada três escolas da rede funciona em tempo integral. Ceará tem 55 escolas de ensino médio entre as 100 mais bem avaliadas do Brasil

Ingressos de alunos da Rede Pública Estadual no Ensino Superior:

2018 – 20.207
2017 – 16.897