LFCR/Uece tem importância reconhecida e ganha equipamento de R$ 400 mil de empresa alemã

30 de maio de 2023 - 17:23 # # #

 

O Laboratório de Fisiologia e Controle da Reprodução (LFCR) e a Universidade Estadual do Ceará (Uece) receberam doação de sistema completo de micromanipulação celular, estimado em, aproximadamente, R$ 400 mil, em reconhecimento à importância de suas produções. De acordo com o coordenador do Laboratório, professor Vicente Freitas, a doação foi feita pela Eppendorf, empresa líder focada nas biociências, com sede na Alemanha.

Sistema de micromanipulação celular Eppendorf montado em um microscópio invertido Nikon

A diretora geral da Eppendorf Latin America, responsável pela doação, Ana Paula Aukar, ressaltou, “a Uece vem, cada vez mais, se destacando como uma entidade fortemente comprometida com a educação, a ciência e os serviços voltados para a comunidade. Baseado nestas premissas e também no histórico de cooperação entre a Uece e a Eppendorf do Brasil, decidimos doar um sistema completo de micromanipulação celular para o LFCR. Desejamos que estes equipamentos contribuam para a formação de novos e brilhantes embriologistas”.

Para o professor Vicente Freitas, “receber tal equipamento irá interferir positivamente na qualidade e quantidade dos experimentos realizados em nosso laboratório”; e explica, “os microinjectores da Eppendorf são especialmente concebidos para várias aplicações em tecnologia de reprodução assistida (transgênese, clonagem, etc) e, portanto, essa parceria público-privada se beneficiará do uso de um equipamento de ponta associado à experiência da equipe da Uece na área. Devido à essas características, é possível esperar que a pesquisa ganhe em velocidade e qualidade, possibilitando a posterior divulgação em periódicos especializados ou uso direto na indústria de produção de embriões”.

O Laboratório de Fisiologia e Controle da Reprodução (LFCR)

Vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV), da Faculdade de Veterinária da Uece, o LFCR funciona desde 1998, realizando atividades de pesquisa e ensino na área de reprodução de pequenos ruminantes. Os mestrandos e doutorandos do PPGCV que realizam projetos na área de produção in vivo e in vitro de embriões de caprinos têm no LFCR toda a infra-estrutura necessária, a qual é composta basicamente de: instalações para animais experimentais, sala de colheita de oócitos e embriões, sala de micromanipulação de embriões, além de microscópios invertidos, estereomicroscópios, micromanipuladores, material completo de vídeo laparoscopia, ecógrafo e demais equipamentos básicos de laboratório. As principais linhas de estudo envolvem a produção de embriões, transgênese e transferência nuclear em caprinos.

Entre as principais pesquisas já realizadas pelo Laboratório, está a produção de embriões clones do veado-catingueiro, em risco de extinção em alguns estados brasileiros; além da elaboração e execução do projeto Inovafauna, que visa coordenar ações voltadas para a preservação da fauna, usar a clonagem in vitro para preservação de animal em extinção e executar estudo de viabilidade econômica para observação de aves.