LFCR/Uece divulga vídeo que mostra técnica de produção in vitro de embriões em caprinos

16 de novembro de 2020 - 10:20 # # #

O Laboratório de Fisiologia e Controle da Reprodução (LFCR) da Faculdade de Veterinária da Uece (Favet) produziu um vídeo para divulgação da técnica de produção in vitro de embriões (PIVE) em caprinos Canindé, uma raça naturalizada do Nordeste do Brasil e está seriamente ameaçada de extinção.

A PIVE é realizada comercialmente na espécie bovina há mais de 30 anos com excelentes resultados no progresso genético do rebanho. Na espécie caprina, a técnica é pouco utilizada e ainda carece de mais pesquisas e de divulgação para os interessados (pesquisadores, criadores e profissionais da área de melhoramento genético).

O vídeo está disponibilizado no canal do LFCR no YouTube, intitulado “As etapas da produção in vitro de embriões caprinos da raça Canindé….ou a história do embrião mimado”.

Com vídeos e fotografias feitas durante a realização dos experimentos no próprio laboratório, o vídeo do LFCR faz uma apresentação detalhada das vantagens, etapas e do rendimento final pelo uso dessa biotécnica reprodutiva.

O coordenador do LFCR, professor Vicente Freitas, ressalta a importância da participação de alunos de iniciação científica e de mestrandos/doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) na preparação do vídeo, além da parceria com professores da Unifametro, Universidade Federal Fluminense e Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Foram também essenciais os financiamentos recebidos da Funcap, CNPq e Capes.