LEPO/Uece comemora o Dia Mundial do Tai Ji Quan e Qi Gong

28 de abril de 2023 - 16:10

O Dia Mundial do Tai Ji Quan e Qi Gong (World Tai Jii Quan & Qigong Day – WTCQD) é um evento realizado anualmente no último sábado do mês de abril para divulgar e promover as práticas do Tai Ji Quan e do Qi Gong pelo mundo. Essas práticas ainda hoje são conhecidas pela grafia antiga de Tai Chi Chuan e Chi Kung, inclusive em Taiwan.

O coordenador do LEPO, professor Antonio Guerra, enfatiza que este ano a Uece irá realizar o evento, aberto ao público interessado, no Anfiteatro da Av. Beira-Mar em Fortaleza, neste sábado dia 29 de abril às 16h30, sob a responsabilidade da professora de Tai Ji (太极拳) Samara Nascimento, do Cuca do José Walter, em Fortaleza, com o apoio do HAN (汉) – Grupo de Estudos Chineses da Uece e do LEPO – Laboratório de Estudos e Pesquisas Orientais. Todos e todas são convidados.

Este movimento de escala mundial teve início oficialmente em 1999. O evento inaugural que inspirou toda esta mobilização aconteceu em 1998 no pátio do Museu de Arte Nelson Atkins, em Kansas City, Missouri, onde o Clube de Tai Chi de Kansas City realizou uma exibição integrada a aulas abertas de Tai Chi para cerca de 200 pessoas. Na época o telejornal da CNN divulgou o evento, ampliando sua repercussão para o nível nacional e internacional em poucos anos.

Inicialmente era comemorado no sábado seguinte ao Dia Mundial da Saúde (07/04), em razão da importância desta prática para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Quando começou, a ideia era fazer uma prática coletiva e aberta às 10 horas (horário local), criando assim uma grande onda de 24 horas de prática do Tai Ji ao redor do Planeta. Como no hemisfério norte ainda é muito frio no início de abril, após pesquisa com os participantes, a comemoração passou para o último sábado do mesmo mês, favorecendo a possibilidade de atividades externas nos países frios.

Em 2002 o movimento recebeu da OMS (Organização Mundial de Saúde) um certificado de reconhecimento pela importância desta prática. Hoje, a prática acontece em mais de 60 países, e aqui no Brasil a experiência ocorre praticamente em quase todos os estados, inclusive com o apoio de prefeituras, governos estaduais e universidades.