Lepo/Uece celebra chegada do Ano Novo Lunar em evento aberto ao público neste sábado (17)

16 de fevereiro de 2024 - 12:09

A exemplo do que vem acontecendo em anos anteriores, o Laboratório de Estudos e Pesquisas Orientais da Uece (Lepo) realizará neste sábado, 17 de janeiro, das 8h às 12h, uma celebração à chegada do Ano Novo Lunar, mais conhecido como Ano Novo Chinês, que em 2024 iniciou-se no último dia 10 e será regido pelo Dragão de Madeira Yang (春节快乐, 龙年大吉). O evento acontecerá no auditório e no bosque central do Centro de Humanidades da Uece, no campus Fátima, na Av. Luciano Carneiro, 345, e será aberto ao público, contando com uma variada programação.

Ao contrário do calendário gregoriano, que começa em 1º de janeiro e termina em 31 de dezembro, o calendário chinês, que é móvel, é orientado pela Lua e inicia-se entre os meses de janeiro e fevereiro. O coordenador do Lepo, professor Antonio Guerra, destaca que, de acordo com uma lenda oriental, Buda teria escolhido doze animais para simbolizarem o zodíaco, organizado em ciclos de doze anos. Além de terem características próprias, esses doze signos orientais (Rato, Touro, Tigre, Coelho, Dragão, Cobra, Cavalo, Carneiro, Macaco, Galo, Cachorro e Porco) são associados a cada ano a um dos cinco elementos que compõem o universo de acordo com a cosmologia chinesa, como metal, água, fogo, terra e madeira. As energias Yin (feminina) e Yang (masculina) também se alternam a cada ano nas associações com os animais do zodíaco.

Entre as diversas atrações que deverão ocorrer durante essa celebração no CH, serão oferecidas gratuitamente ao público interessado, oficinas de Origami e Botões Chineses, além de apresentações de Hapkidô, Kendô, Lian Kung, Chi Kung, Tai Chi Chuan e Kung Fu Wing Chun e Shaolin.

O evento contará com o apoio da direção do Centro de Humanidades da Uece, do Laboratório de Nihongô, Instituto Confúcio da UFC, Clínica de Medicina Tradicional Chinesa de Fortaleza e Associação Cearense de Kendô.