Lapcom/Cecitec participa de evento nacional sobre Patologia Veterinária

16 de setembro de 2025 - 10:36

 

A equipe do Laboratório de Patologia Animal Comparada (Lapcom) do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia (Cecitec/Uece), campus Tauá, representada pelas professoras Telma Sousa e Isis Daniele Rocha, e pelo discente do 5º semestre do curso de Medicina Veterinária, Aquiles Vicente Pereira, participou do XXII Encontro Nacional de Patologia Veterinária (ENAPAVE), realizado em Cuiabá – Mato Grosso, entre os dias 9 e 12 de setembro de 2025.

Da esquerda para a direita, Isis Daniele, Telma Lima e Aquiles Vicente no ENAPAVE 2025

O evento se constitui como espaço importante para a divulgação de pesquisas em patologia veterinária, sendo também encontro com afluxo significativo de estudantes de graduação e pós-graduação, o que lhe dá um importante caráter formativo. A programação incluiu profissionais de expressão na patologia veterinária nacional e internacional, caracterizando-se ainda como espaço de intercâmbio técnico-científico.

A participação da professora do Cecitec/Uece, Telma Lima, contou com a contribuição da Uece a partir de premiação conquistada pela docente por meio da Chamada Pública 05/2025 “Elas na Ciência”, em que a professora foi agraciada com passagens aéreas para um evento nacional. A docente foi premiada, ainda em estágio probatório, após um ano de trabalho pioneiro dedicado ao ensino, pesquisa e extensão na área de patologia animal na região dos Inhamuns, área do Sertão cearense, cujo diagnóstico patológico é escasso, segundo a pesquisadora.

De acordo com a professora Telma, o Lapcom está empenhado em mudar o cenário do diagnóstico clínico-patológico da região, e ressalta a importância das parcerias com instituições de assessoria técnica locais na realização de diagnósticos eficazes.

Durante o ENAPAVE de 2025, a equipe da Uece expôs 10 trabalhos em formato de banners e um trabalho em formato de apresentação oral em um fórum de lâminas histopatológicas, frutos das pesquisas desenvolvidas no Sertão dos Inhamuns. “Levar a casuística encontrada no Tauá/CE é trazer à tona o trabalho de profissionais de excelência e comprometidos com a educação e o desenvolvimento científico da Medicina Veterinária, e reforça o impacto acadêmico da política de interiorização da Uece”, ressalta a docente.

Além desses trabalhos, a equipe do Lapcom enviou diversos resumos para eventos nacionais e internacionais em 2025, incluindo o PEC Nordeste, onde a discente Isadora Teixeira e o engenheiro agrônomo Raí Cavalcante receberam menção honrosa por seus estudos; o congresso de Buiatria, o WSAVA e ABRAVAS, além da Semana Universitária da Uece, em que as discentes Ana Yaclara Lima, Giovanna Martins e Isadora Teixeira participarão do “Garotas Fazem Ciências”.

Profa. Dra Telma Lima e seu orientando Aquiles Vicente durante visita técnica para investigação de intoxicação por Ipomoea sp em rebanhos de pequenos ruminantes na região dos Inhamuns

As pesquisadoras Telma Sousa e Isis Daniele Rocha reforçam a importância da educação e da ciência na vida de seus orientandos, bem como dos produtores rurais da região dos Inhamuns, onde mais de 30 famílias já foram orientadas quanto ao diagnóstico de doenças em animais de produção. “A manutenção de um setor de Patologia Veterinária em uma instituição pública como a Uece, é o primeiro passo no desenvolvimento da sanidade animal em um ambiente rural, principalmente, em uma cidade com potencial agropecuário gigantesco, como Tauá. Além disso, esse trabalho só é possível porque um dia um orientador se dispôs a contribuir para nossa formação, de modo que é imprescindível a perpetuação do conhecimento acadêmico para nossos orientados”, ressaltaram as professoras.