Lançado na Uece o curso Desenvolvimento Territorial e Economia Ecológica
14 de maio de 2025 - 17:25
A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio da Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais (Sate), em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), lançou na tarde desta quarta-feira (14), pelo canal da Uece no YouTube, o curso Desenvolvimento Territorial e Economia Ecológica – governança, inclusão, inovação.
O lançamento foi constituído por aula inaugural com a presença do reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares; da diretora de Economia Popular e Solidária da Adece, Silvana Parente; e um dos fundadores da Fundação Cepema, Adalberto Alencar.
Na ocasião, o reitor falou de sua satisfação pela parceria para a realização do curso que, segundo o gestor, é inovador. “Ele trata de um tema e de questões que são muito importantes para a sociedade como um todo, diante da crise planetária, ambiental e social em que nos encontramos. Com esse curso, poderemos projetar e buscar construir novas formas de nos relacionar com esta realidade, acreditando que o processo de formação é o ponto de partida para iniciarmos um novo percurso, uma nova relação, com essa realidade que está posta para todos nós”, salientou o professor Hidelbrando Soares.
Na oportunidade, Silvana Parente fez breve apresentação sobre o conteúdo do curso; e Adalberto Alencar, por sua vez, reconheceu a relevância da iniciativa e os impactos positivos que pode causar.
O curso, que será realizado na modalidade Educação a Distância (EaD), se propõe a formar profissionais, lideranças e jovens que atuam em programas de geração de trabalho e renda e desenvolvimento sustentável nos municípios cearenses, com conteúdo e práticas inovadoras voltadas para a inclusão socioprodutiva e financeira, bem como para a gestão ambiental e economia ecológica.
Serão apresentadas três temáticas centrais para os participantes do curso: economia com inclusão, economia ecológica e democracia e governança local; com uma temática extra sobre microfinanças, voltada exclusivamente para agentes de crédito e profissionais da Adece e da Secretaria do Trabalho do Governo do Estado do Ceará.
Com a oferta de 300 vagas para o público geral, o curso tem como objetivos refletir sobre as desigualdades e insustentabilidade do modelo econômico atual e conhecer a base conceitual sobre economia ecológica e desenvolvimento territorial; analisar a estrutura econômica territorial e discutir possibilidades para desenvolver modelos econômicos inclusivos e solidários, com impacto social e ambiental; compreender os serviços ecossistêmicos do território e avaliar possibilidades de desenvolver sistemas produtivos ecológicos; conhecer a matriz de governança local e sistemas socioecológicos, e discutir estratégias de fortalecimento da governança democrática e resiliência; e analisar as possibilidades de ampliar o acesso a crédito por parte dos pequenos negócios.
As aulas acontecerão duas vezes por semana, pela internet, durante três meses, com uso de material didático produzido por especialistas para os cursistas e realização de trabalho prático em cada módulo.
O curso ainda dispões de vagas. Os interessados podem realizar inscrição clicando aqui.