Lançada na Uece disciplina que contribuirá para formação de pesquisadores inovadores

22 de abril de 2019 - 17:49 # #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou no último dia 16 de abril, no Campus Itaperi, evento de lançamento da nova disciplina “Inovação e Empreendedorismo Acadêmicos”, voltada para os cursos de Mestrado e de Doutorado da Instituição.

A disciplina abordará questões relacionadas a diferentes tipologias de inovação, desde a inovação incremental, passando pelos modelos de negócios e radicais até as inovações sociais em todo o espectro de conhecimento que a Universidade pode contribuir com responsável e sistemática transferência de tecnologia para a sociedade em todos os seus setores.

De acordo com o docente responsável pela disciplina, Samuel Façanha Câmara, serão discutidos também caminhos, abordagens, metodologias e práticas para que este impacto da transferência de conhecimento e de tecnologia seja efetivo, estimulando junto aos futuros pesquisadores o espírito empreendedor e inovativo, aproximando ainda mais a formação e a criação científica e tecnológica na Universidade com as demandas e oportunidades na sociedade como um todo.

A nova disciplina será ofertada por meio de parceira entre a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq), Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/Cesa).

O diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), professor Vladimir Spinelli, parabenizou a iniciativa. “Quero mais uma vez parabenizar a Uece por essas experiências inovadoras de sempre, e ao corpo docente extremamente competente, que tem dado excelentes resultados para a Uece, para o Ceará e para o país”.

A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Uece, professora Nukácia Meyre Silva Araújo, destacou a importância desse trabalho. “Essa disciplina é uma das maneiras de formar pesquisadores empreendedores e inovadores. Precisamos criar o equilíbrio que tanto precisamos entre nós, universidade, e os setores governamental e produtivo”.

O presidente do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Cointec/FIEC), Sampaio Filho, também presente no evento, ressaltou a necessidade da parceria para o desenvolvimento do Ceará. “Se não nos unirmos, Governo, Academia e Setor Produtivo, para fazer isso que estamos fazendo aqui, não conseguiremos transformar o desenvolvimento do nosso Estado, seja na parte tecnológica ou na parte social. Precisamos do conhecimento da academia e da indústria e do apoio do governo”.

Para o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, “a aposta é muito boa! Vocês estão dando um grande salto dentro da academia, na mais importante universidade pública do Estado, e que vai repercutir nas outras, que têm até centros de inovação avançados, mas é necessário mais que isso. É necessário ter a formação avançada”.

Para finalizar o evento de lançamento, o professor Samuel Façanha informou que a disciplina será ofertada a partir do próximo semestre e apresentou ao público, por meio de rankings, o atual cenário da inovação e da produção científica do Ceará e do Brasil.

Estiveram também presentes na mesa principal a coordenadora do Programa de Pós – Graduação em Administração (PPGA), Verônica Peñaloza; e o coordenador do NIT, Francisco Sales Ávila Cavalcante.