Laboratório Nutrindo celebra seus 15 anos com realização de evento na Uece

24 de abril de 2019 - 18:10 # # #

O Laboratório Nutrindo, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), realizou na última segunda-feira (22/04), em comemoração aos seus 15 anos de criação e aos 20 anos de seu grupo de pesquisa, o evento “Nutrindo 15 anos: nutrição na prevenção e tratamento das doenças crônicas”.

Com um público de, aproximadamente, 230 pessoas, o Nutrindo 15 anos aconteceu das 8h às 18h, no Auditório Paulo Petrola, Campus Itaperi.

Coordenado pela professora Helena Alves de Carvalho Sampaio, o Nutrindo tem como objetivo abordar a nutrição, as doenças crônico-degenerativas e as suas interações para contribuir na melhoria da saúde e da segurança alimentar e nutricional da população.

Durante a abertura do evento, a coordenadora deu as boas-vindas aos participantes e fez uma fala de agradecimento aos convidados que compuseram a mesa, por todas as contribuições feitas ao longo dos anos. “Nós estamos muito felizes em comemorar os 15 anos do Nutrindo com essas pessoas que estão hoje aqui presentes”.

Helena Sampaio se referia ao reitor da Uece, professor Jackson Sampaio, à pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Nukácia Araújo; à diretora do Centro de Ciências da Saúde, Glaucia Posso Lima; ao coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Antonio Rodrigues Ferreira Júnior; à coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão em Saúde, Maria Salete Bessa Jorge; ao coordenador do Mestrado Acadêmico em Nutrição e Saúde, Ariclécio Cunha de Oliveira; e à coordenadora do curso de graduação em Nutrição, Clarice Maria Araújo Chagas Vergara.

Para destacar a relevância do Laboratório e do grupo de pesquisa, o reitor Jackson Sampaio falou sobre a importância das pesquisas científicas. “Pesquisa não é fácil, pesquisa não atende interesses imediatistas, pesquisa tem um longo percurso para chegar às conclusões. A pesquisa que tem ‘resultado negativo’ não é fracasso, ela afastou uma hipótese. Não existe pesquisa científica sem sucesso, toda pesquisa produz conhecimento”.

A diretora do Centro de Ciências da Saúde destacou o desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação da Uece, ressaltando que todos os presentes na mesa muito contribuíram na construção dessa história. “Isso tudo é fruto desse trabalho que a gente vai construindo. E vocês vêm dando continuidade nesse processo iniciado por essas pessoas que acreditam que a pesquisa e a pós-graduação são grandes diferenciais”, disse Glaucia Posso.

De acordo com a coordenadora do curso de graduação em Nutrição, o Nutrindo já faz importantes contribuições. “Esse auditório lotado reitera a importância da Nutrição na prevenção das doenças crônicas. (…) O Nutrindo contribui com a Nutrição não só no Ceará, não só no Brasil, pois temos pesquisas e parcerias no mundo todo”, destacou Clarice Vergara.

O evento prosseguiu com palestras, mesa redonda e painel, sendo a primeira palestra ministrada pela pró-reitora Nukácia Araújo, com o tema “A interseção das áreas do conhecimento e o avanço da pesquisa científica”.

Além da programação prevista, houve ainda homenagem à coordenadora Helena Sampaio, em que os membros do Laboratório e do grupo agradeceram por sua dedicação, companheirismo, amizade e ensinamentos. “Em nome de todos os seus ‘nutrinetes’, muitíssimo obrigada”.

O evento foi também espaço para solidariedade. Foram arrecadados quase 200 quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados para a Obra Lumen, projeto que realiza atividades sociais e de evangelização voltadas aos menos favorecidos, em diversas situações e realidades, no Ceará e em outros estados.

Em suma, “o evento foi um sucesso!”, como avalia a coordenadora Helena Sampaio. “Foi uma surpresa muito agradável o afluxo de pessoas para este evento, para assistir às palestras científicas programadas. Tivemos mais de 230 pessoas presentes, demonstrando grande entusiasmo, e que ficaram até o final do dia. Foi um momento muito interessante para colocar o trabalho de pesquisa do Nutrindo através da fala de nossos pesquisadores e de nossos estudantes de pós-graduação. O evento foi um sucesso e nos gratificou muito esse reconhecimento de toda a comunidade acadêmica presente”.